Minha conta
    Amazing Grace: Conheça o incrível documentário sobre Aretha Franklin disponível no Telecine

    A produção acompanha Aretha Franklin gravando Amazing Grace, um dos álbuns mais importantes na história da música.

    O aclamado documentário Amazing Grace, de Aretha Franklin, chegou ao catálogo do Telecine. A produção acompanha a lendária cantora gravando um dos álbuns gospel mais vendidos de todos os tempos na Igreja Batista Missionária New Temple. Ao lado de sua banda — e a presença ilustre dos Stones Mick JaggerCharlie Watts — a artista dá tudo de si na apresentação.

    E acredite se quiser: o material demorou quase cinco décadas para ser lançado. Erros técnicos, conflitos pessoais e tragédias acabaram atrasando a divulgação da produção — que por pouco acabou não saindo.

    Se você ainda não é assinante Telecine — mas quer assistir Amazing Grace — é possível testar o serviço gratuitamente por trinta dias. Confira a seguir, alguns motivos e curiosidades sobre essa incrível obra:

    O documentário “se perdeu” e quase não foi lançado

    Aretha Franklin: Amazing Grace
    Aretha Franklin: Amazing Grace
    Criador(es): Alan Elliott, Sydney Pollack
    Com Aretha Franklin, Mick Jagger, Sydney Pollack

    Por incrível que pareça, Amazing Grace demorou 47 anos para ser lançado. O maior problema aconteceu devido a uma inexperiência técnica da equipe. Na época, eles acabaram dessincronizando o áudio das imagens, o que afetou dezenas de horas de gravações. Tudo isso — e mais a personalidade forte de Aretha — fizeram o projeto ser engavetado pela Warner Bros.

    Mesmo assim, Sydney Pollack, antigo diretor do documentário, não desistiu de lançar o material. Em 2007, quando estava prestes a morrer de câncer, entregou a produção nas mãos de Allan Elliott.

    10 músicas de trilhas sonoras que poderiam ser sua valsa de casamento

    O produtor e entusiasta da música conseguiu recuperar o áudio de outro gravador utilizado na época das filmagens, e ressincronizou o conteúdo perdido. O resultado é um registro essencial de uma das maiores cantoras de todos os tempos.

    A gravação ocorreu dentro de uma igreja

    Toda a gravação ocorreu em dois dias na Igreja Batista Missionária New Temple, localizada em Watts, Los Angeles.

    Mick Jagger e Charlie Watts, dos Rolling Stones, aparecem no documentário

    Mick Jagger e Charlie Watts aparecem dançando nos fundos da igreja, enquanto Aretha Franklin grava as canções. Pouco tempo depois, eles lançaram “Exile on Main Street”, álbum dos The Rolling Stones altamente influenciado pela música gospel. Será que foi apenas coincidência?

    A Protetora: Conheça o eletrizante filme de Ruby Rose que estreia no Telecine

    O impacto de Amazing Grace na indústria fonográfica

    Amazing Grace é um dos álbuns gospel mais vendidos de todos os tempos. Apenas nos Estados Unidos, o disco teve mais de dois milhões de cópias comercializadas. Além de ter influenciado uma geração de músicos — de The Rolling Stones a Lauryn Hill —, o material venceu o Grammy de Melhor Performance Soul Gospel.

    Ao longo de sua carreira, Aretha venceu cinco Grammys, emplacou inúmeros sucessos e se consagrou como a voz de uma geração. Ela também é a primeira mulher a entrar para o prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Em 2019, ganhou o Pulitzer póstumo por sua contribuição eterna à cultura.

    7 Documentários sobre cantoras e bandas para quem curte música pop
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top