Minha conta
    40 anos sem John Lennon: 6 filmes sobre a vida do integrante do The Beatles

    Em 8 de dezembro de 1980, o mundo perdeu um dos artistas mais importantes do século XX.

    Hoje, 8 de dezembro, marca o período de 40 anos desde o assassinato de John Lennon. Nascido em Liverpool, o integrante do The Beatles fez história, criou tendências até hoje consagradas e marcou seu nome na música, tanto em grupo quanto individualmente — afinal, quem não conhece Imagine?

    Em 1980, “o sonho acabou”, frase dita por Lennon ao anunciar o fim do quarteto, se tornou um doloroso mantra para os fãs. Nesse ano, o cantor foi assassinado por Mark David Chapman, que era fã do grupo e já declarou diferentes razões para ter cometido o crime. De fanatismo religioso a “glória pessoal”, as motivações do criminoso causaram revolta mundial após os quatro disparos que acabaram com a vida de um dos maiores artistas já existentes e a chance de qualquer possível retorno de The Beatles.

    Pensando nos fãs e nas pessoas que desejam conhecer melhor a trajetória de John Lennon, o AdoroCinema preparou uma lista com filmes e documentários sobre a carreira do inglês responsável por inovações estéticas, musicais e disseminação de ideias revolucionárias.

    John e Yoko: Só o Céu como Testemunha

    O documentário dirigido por Michael Epstein conta sobre o romance de Lennon e Yoko Ono. A partir de entrevistas e imagens inéditas, a premissa da produção também é centrada em desvendar a história por trás do hino pacifista Imagine, derivado do álbum homônimo do cantor lançado em 1971.

    Onde assistir o filme online: Netflix

    Os EUA vs. John Lennon

    O longa-metragem acompanha o período de 1966 a 1976, em que John Lennon passou de ídolo da cultura pop para um dos maiores ativistas políticos do mundo. A produção retrata como os posicionamentos do cantor em oposição à Guerra do Vietnã o rendeu uma rígida vigilância do governo dos Estados Unidos.

    Onde assistir o filme online: Youtube e Google Play Filmes

    Bed Peace

    Esse documentário é um pouco mais especial do que quaisquer outros realizados sobre a vida do músico. Bed Peace foi filmado pelo próprio John Lennon, junto com Yoko Ono, em 1969. O filme se passa no auge da Guerra do Vietnã, durante a semana em que o casal passou deitado em uma cama, em protesto pela paz mundial, sem fazer nada além de tocar músicas e receber visitas de jornalistas e ativistas.

    Onde assistir o filme online: Youtube (canal oficial da Yoko Ono)

    O Garoto de Liverpool

    Estrelado por Aaron Taylor-Johnson, o filme biográfico aborda a adolescência do músico e seu relacionamento com a tia Mimi, que o criou. Além disso, a produção também acompanha os conflitos com o pai Alfred e a mãe Julia, ambos ausentes, que retornaram para a vida de Lennon em um momento crucial. O Garoto de Liverpool é um ótimo material para quem deseja entender a mensagem da música Julia, presente no disco The Beatles — também conhecido como “O Álbum Branco”.

    Onde assistir o filme online: Amazon Prime Video

    The Lennon Report

    The Lennon Report é dirigido por Jeremy Profe e retrata o momento em que o cantor foi assassinado. O registro acompanha a história inédita por trás dos acontecimentos naquela noite, contando a versão de todos os que fizeram parte da tentativa de resgate e das demais testemunhas da tragédia.

    Procurando Lennon

    O documentário Procurando Lennon sumariza toda a existência do músico, relatando seu período jovem em memórias raras e entrevistas com familiares e amigos próximos. O filme é uma interessante retrospectiva para os fãs do grupo que desejam relembrar todos os fatores que moldaram a personalidade e a identidade de John na música.

    Onde assistir o filme online: Globoplay

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top