Minha conta
    8 ½ Festa do Cinema Italiano 2020: Diretor do festival fala sobre primeira edição online gratuita e sua importância cultural

    Conversamos com Stefano Savio, diretor da Festa do Cinema Italiano.

    Após mais de 10 anos de existência, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano, idealizada originalmente em Portugal em 2008, chegou ao Brasil em 2014 e desde então tem feito bastante sucesso entre os entusiastas de obras cinematográficas que fujam do âmbito padrão norte-americano. E agora, entre os dias 28 de agosto a 10 de setembro, o evento ganhará sua primeira versão online 100% gratuita, com os filmes podendo ser acessados diretamente no site do festival e por meio da plataforma Looke.

    Aproveitando a ocasião, o AdoroCinema entrevistou Stefano Savio, diretor da Festa do Cinema Italiano, para falar um pouco mais a respeito de porque fazer um sistema de exibições online gratuitas, a importância de um festival assim em um período tão difícil para a cultura no Brasil, e mais.

    Sobre a iniciativa da gratuidade online, Stefano explica que vai de encontro a um dos principais objetivos do festival, que é ampliar o próprio público. "A pandemia veio acelerar um processo que já estava ocorrendo, que é o crescimento do Video on Demand como importante meio na exploração dos conteúdos audiovisuais. Em Portugal, a nossa estrutura já gere uma importante plataforma VoD, (Filmin.pt) por isso a passagem de um evento físico para um integralmente virtual não foi tão dramática. Como cada coisa, tem os seus lados positivos e negativos. A falta do lado social e comunitário de uma ida ao cinema é, com certeza, o principal problema, mas é compensado pela incrível capacidade de um festival digital de chegar a um público amplo e heterogêneo com investimentos reduzidos e a possibilidade de gerir tudo a partir do nosso escritório", completou.

    arte-factos

    Perguntado sobre a possibilidade de manter uma extensão online ainda no futuro no festival, Stefano disse se agradar pela ideia, apesar de ainda haver necessidade de avaliação dos resultados. Apesar de seu sucesso no Brasil, o diretor do evento ainda se espanta com o rápido crescimento: "Inicialmente não imaginava que o festival pudesse crescer de forma tão rápida. Tivemos a sorte de encontrar colaboradores com grandes capacidades e a abertura e apoio de empresas ligadas ao cinema que reconheceram o valor desta iniciativa", explicou.

    E se você estiver procurando pelas dicas ideais sobre quais filmes assistir nesta edição, o próprio diretor falou um pouco sobre alguns dos projetos que mais gostou este ano: "Acho Martin Eden do Pietro Marcello um dos melhores filmes italianos dos últimos anos, uma obra corajosa e arrojada que mistura tempos e geografias diferentes de forma surpreendente mantendo ao mesmo tempo a força de um conto de formação pessoal, graças também a incrível interpretação do Luca Marinelli, o mais talentoso ator da sua geração", falou.

    "Gostei muito do primeiro filme de Ginevra Elkann,  O Sonho de uma Família, retrato sincero e pessoal de uma vivência pessoal fora do normal. Ginevra faz parte da família que gere a Fiat e consegue neste conto transfigurar a realidade em algo mais poético e infantil. Entre as comédias inéditas, considero Como um Peixe Fora D'Água um filme bem divertido e nunca banal, que representa com cinismo e inteligência um clash social italiano que se pode encontrar também no Brasil. Também Testemunha Invisível, de Stefano Mordini, é um ótimo filme de suspense, um gênero onde a Itália foi mestre, mas que nos últimos anos perdeu muitas posições. Este filme marca talvez um novo início. Enfim, entre os filmes mais de autor, gosto muito do A Passagem, de Federico Ferrone e Michele Manzolini, um fascinante mokumentary realizado utilizando material de arquivo da Segunda Guerra Mundial, cartas e diários que os soldados escreviam no fronte de batalha e a complicidade dos Wu Ming, um coletivo de escritores italianos dos mais interessantes", concluiu.

    Por fim, Stefano deu o recado que talvez seja o mais relevante neste momento: a importância de um festival desta magnitude intercultural no momento atual: "Como qualquer evento cultural, a coisa mais importante para um festival como o nosso é trazer qualidade e diversidade. É importante, por isso, que exista sempre disponibilidade e curiosidade do público em conhecer coisas novas, que fujam ao óbvio. Esta condição geral só é possível graças a um trabalho em conjunto de todos os agentes culturais, que devem trabalhar para trazer aos brasileiros conteúdos de valor e interesse, mas também  perceber o próprio público sem ser elitistas. É neste sentido que o cinema italiano se encaixa", disse.

    8 ½ Festa do Cinema Italiano 2020: Confira os trailers dos filmes participantes

    "Uma proposta de qualidade, mas aberta para um público amplo e heterogêneo, e que apresenta uma Itália diversa e paupável, diferente do Brasil em muitos aspectos, mas também muito similar na sua humanidade. É importante criar massa crítica, ampla e informada. Só neste contexto os eventos culturais podem florescer", terminou ele.

    Para conseguir assistir ao conteúdo é necessário realizar um cadastro gratuito no site, depois é só aproveitar e sintonizar seus filmes de interesse. Aliás, você fica sabendo quais são eles aqui nesta matéria, onde listamos todas as obras do cinema italiano contemporâneo que estarão disponíveis para exibição gratuita em qualquer dispostivo Android, IOS ou Windows.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top