
Encontrar o ator ideal para um determinado papel nem sempre é a missão mais fácil do mundo. Muitas vezes, inclusive, é só na segunda ou terceira tentativa que os produtores encontram a escolha ideal para interpretar um personagem, especialmente se estivermos falando do universo dos heróis, que possui várias versões diferentes em suas idas e vindas.
Com o Bruce Banner, nosso querido Hulk, não foi nada diferente. Apenas neste século, o personagem da Marvel foi interpretado por três pessoas diferentes dos cinemas, e por mais que os fãs tenham uma unanimidade sobre qual é o preferido, a influência dos três é inegável para construir o cenário atual. Pensando nisso, e aproveitando que o longa de 2003 chegou recentemente à Netflix, o AdoroCinema decidiu relembrar o melhor e o pior de cada um deles!
Considerado hoje um filme subestimado por ter ajudado a construir o caminho atual do Universo Cinematográfico Marvel, Hulk (2003) arriscou ao trazer a história de um personagem das HQs em um filme solo dirigido por Ang Lee (As Aventuras de Pi) e estrelado por Eric Bana (Tróia). Na trama, conhecíamos as origens de Bruce Banner sob a perspectiva clássica, trazendo ainda seus primeiros grandes inimigos.
Na época, Homem-Aranha (2002) havia acabado de ser lançado e se provado um sucesso absoluto ao adaptar um herói para as telonas, o que acabou dando ainda mais confiança para a Marvel, que mostrava certa insegurança em arriscar sair do universo dos quadrinhos. O filme teve uma recepção média e os projetos do Hulk ficaram parados por um tempo.
Em 2008, novamente inflada pelo sucesso de outro projeto de adaptação (Homem de Ferro, do mesmo ano), a Marvel decidiu tomar um passo ainda mais ousado que o anterior e convocou Edward Norton para fazer parte do que viria a ser o Universo Cinematográfico Marvel e realizou um filme de orçamento consideravelmente maior que o anterior, inclusive com passagens aqui no Brasil!
O filme terminava até mesmo com o gancho do Nick Fury falando sobre a iniciativa Vingadores. Novamente, com um lucro abaixo do esperado, o próprio Norton decidiu se retirar do projeto e não seguir em frente para participar de Vingadores, que viria a ser lançado em 2012 e mostraria novamente o seu Bruce Banner.
Fazendo o perfil requirido pelos produtores de rapaz aparentemente tranquilo que luta contra sua raiva letal aos seus arredores, Mark Ruffalo não apenas aceitou o projeto de bom grado como também encarnou de vez no Bruce Banner e mostrou-se inesperadamente a melhor opção possível para interpretar o verdão nos cinemas.
Ele está até hoje no papel e segue com contrato assinado para participar de mais alguns filmes e é atualmente um dos membros mais importantes do elenco de Vingadores. Vida longa ao Bruce Banner de Mark Ruffalo!
Impossível falar sobre tudo sem lembrar quem começou com tudo isso sem efeitos especiais e nem nada: apenas puro músculo com tinta verde. Lou Ferrigno foi o primeiro intérprete de Bruce Banner em um filme, mesmo que tenha sido feito para a TV. Depois de protagonizar a série iniciada em 1977 ele estrelou dois filmes: A Volta do Incrível Hulk e O Julgamento do Incrível Hulk.
Até hoje ele é referenciado por sua participação no universo Marvel fora dos quadrinhos e até mesmo apareceu como figurante nos filmes de 2003 e 2008. Nada mais justo, não é mesmo?