Minha conta
    Afinal, Batman Vs Superman é tão ruim quanto dizem?

    "Por que você disse esse nome?"

    O ano é 2013. Zack Snyder, diretor dos elogiados 300, Madrugada dos MortosA Lenda dos Guardiões e Watchmen, está prestes a mostrar o vídeo que promete mudar completamente o universo cinematográfico dos heróis da DC, deixando o público da San Diego Comic-Con completamente ensandecido, a internet polvorosa e os fãs de quadrinhos prestes alucinados.

    Com uma rápida pesquisa no YouTube — faça por sua conta e risco — é possível conferir o momento, outrora tão empolgante e agora meio que... deprimente. Snyder, mais animado do que nunca, fala sobre um novo projeto que já vem sendo pensado há anos e mostra um rápido de vídeo aprensentando o logo do que viria a ser Batman vs Superman

    A INTRODUÇÃO

    O privilégio de se estar no futuro é poder olhar para o passado com a certeza do que as coisas viriam a se tornar, mas nem sempre isso é algo agradável. Seria apenas uma questão de anos para que mais da metade das pessoas naquele auditório em San Diego saíssem um tanto decepcionadas dos cinemas após a exibição do longa estrelado por Henry Cavill e Ben Affleck

    O filme rapidamente foi tido como uma decepção por uma considerável parte de seu público, além de ter sido sucedido pelo delirante Liga da Justiça mas, agora, com o passar do tempo (e aproveitando a entrada do filme no catálogo da Netflix, o que concede a revisitação em massa) uma questão permanece: será que Batman Vs Superman é mesmo tão ruim quanto dizem?

    O CONTEXTO

    Para começar a entender as razões que levaram o filme da DC a entregar um resultado insatisfatório, basta olharmos para as questões que antecediam sua produção. Poucas semanas antes da estreia, Snyder revelou ter sido aconselhado pelos executivos da Warner a manter o elenco principal da trilogia Batman dirigida por Christopher Nolan, o que foi negado pelo diretor, já começando um clima complicado nos bastidores. 

    Com a recusa, Zack teria dois trabalhos diferentes na concepção do longa: lidar com as pressões executivas que envolviam a escolha do novo Batman e superar os excepcionais capítulos da trilogia do Cavaleiro das Trevas, realizada por Nolan e vastamente elogiada pela crítica especializada. Não seria fácil encontrar um time melhor que Christian Bale, Morgan Freeman, Michael Caine, Gary Oldman... por aí vai. 

    Com um projeto já recebido com desconfiança, era a hora de arriscar. A ideia havia se tornado tão majestosa para os fãs, que Batman vs Superman chegou ao Brasil batendo todos os recordes de bilheteria na história do país. Mas as estatísticas não mentem, e elas se refletiram na instabilidade. A queda da primeira à segunda semana foi brusca, e nos Estados Unidos ela chegou a ser proporcionalmente a maior queda de bilheteria do ano de 2016. Era o início do fim. 

    AS OPINIÕES

    Mas chega de enrolação! Como uma andorinha só não faz verão, chamamos algumas pessoas da redação do AdoroCinema para darem suas opiniões sobre o filme depois de 4 anos de seu lançamento. Será que o tempo fez bem? Tivemos uma obra incompreendida? Sem pressa, o tópico seguinte trará a conclusão. Por enquanto, fiquemos com as opiniões da redação! 

    "Ao contrário do que muitos afirmam com bastante emoção até os dias atuais, Batman vs Superman não deixa de entregar o básico: é um filme que acerta o alvo no intuito de entreter. O problema é que, com o tanto a ser explorado — mais uma história de origem de Batman, o arco amoroso e familiar de Clark Kent, o vilão de Jesse Einsenberg (que parece ter saído diretamente do escritório do Facebook) e, por fim, a introdução da Princesa Diana de Themyscira —, Zack Snyder embarcou naquele famoso terreno de não saber administrar tudo ao mesmo tempo. Especialmente em seu terceiro ato, o resultado é confuso, destacando buracos no roteiro difíceis de serem defendidos. Ainda assim, o embate entre dois dos maiores heróis dos quadrinhos permanece acertado, por mais que leve mais em conta a emoção do que a razão — a Martha que o diga", Barbara Demerov.

    "A lenda criada em torno de Batman Vs Superman e, posteriormente, Liga da Justiça, tem muito a ver com o diretor Zack Snyder e seu relacionamento com os fãs. Depois que comandou Homem de Aço, apresentando o Superman de Henry Cavill ao mundo, o cineasta ganhou o selo garantido nas produções mais sombrias da DC, criando uma expectativa ainda maior sobre seus filmes seguintes. BvS tinha tudo para realizar o sonho dos fãs de ver um embate entre dois dos maiores heróis dos quadrinhos, e conseguiu trabalhar bem as motivações dos personagens de Cavill e Ben Affleck (e teve cenas esteticamente bem construídas). No entanto, ao colocar sob os holofotes muitos elementos secundários, o filme acabou se perdendo, foi corrido e não teve tempo de explicar as estranhas coincidências de seu roteiro.", Vitória Pratini

    "O problema de BvS é que tenta ser uns 5 filmes dentro de um só, na busca por construir logo um universo cinematográfico na correria, só pra entrar na moda. Por mais que Affleck seja um bom Batman e que tenha nos revelado a incrível Mulher-Maravilha de Gal Gadot; não dá pra perdoar sua lentidão, confusão, a escalação de Jesse Eisenberg e o desperdício de Amy Adams. Sem falar que o final tenta ser ousado só pra fraquejar no último segundo. Ps.: M-A-R-T-H-A", Katiuscia Vianna

    "Batman Vs. Superman é um daqueles filmes que empolga qualquer fã de histórias em quadrinhos. Afinal, vai muito além daquela história de heróis contra vilões, e coloca frente a frente os dois personagens principais do Universo da DC. O enredo não é lá tão ruim, mas a forma como o filme foi desenvolvido acaba estragando muito a experiência de quem está assistindo. Dentre os outros vários pontos que poderiam ser falados sobre este filme, tem um que precisa ser mencionado, o Roteiro. Durante as 3 horas de duração do filme é um tal de Martha para lá, Martha para cá e só no final dá para entende onde eles queriam chegar. No geral, não dá para sair da sala de cinema com uma boa impressão desse filme, das poucas lembranças que tenho dele, uma ficou marcada como um dos piores diálogos já vistos na história do cinema, “Você sangra? Vai sangrar!”", Caio Garritano

    "Seguindo o sucesso da Marvel com Vingadores, a Warner e a DC tentaram apresentar e já consolidar um universo inteiro em apenas um filme. Batman Vs Superman: A Origem da Justiça é uma colcha de retalhos de vários temas, e por tentar ser muito de um vez, acaba não sendo nada ao longo de quase 3 horas de duração. A narrativa longa traz momentos, como a cena do pesadelo, que não fazem diferença alguma para o filme e nem para o que seria apresentado em Liga da Justiça. Tudo isso se torna ainda pior quando pensamos que esse foi o filme que finalmente uniu os 3 maiores heróis da cultura pop", Igor Souza

    A CONCLUSÃO

    Independente das opiniões a respeito de Batman vs Superman, algumas coisas inegáveis precisam ser ressaltadas. A DC sempre esteve disposta a apostar mais alto do que a Marvel e, mesmo tendo menos acertos do que a concorrente, foi mais eficaz do que a Casa das Ideais nos momentos em que se propôs a sair da zona de conforto. 

    A já citada trilogia do Christopher Nolan é uma prova disso, assim como Mulher-MaravilhaWatchmen (que, mesmo controverso, causou um impacto importante na indústria cinematográfica dos heróis). Mas nem tudo são flores e nem tudo são acertos. Particularmente, gosto das ideias propostas por Zack Snyder e sou um dos poucos corajosos a defender Affleck no papel de um Bruce Wayne fraquejado pelas feridas de todos que se foram em sua vida, mas fica clara a dificuldade de administração em Batman vs Superman.

    Fica difícil saber quem esteve no controle durante o embate entre dois símbolos tão importantes da DC. Mas o recente movimento pedindo o "SnyderCut" de Liga da Justiça é apenas uma comprovação de algo que muitos fãs possuem dificuldades em aceitar: se um filme precisa de um outro corte após seu lançamento para que fique bom... talvez ele não seja bom. E infelizmente isso vale para Batman vs Superman também.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top