Minha conta
    Você Nem Imagina: Diretora Alice Wu prioriza a atenção para o amor além do romântico (Entrevista exclusiva)

    Conversamos com a cineasta sobre seu novo longa teen LGBT para a Netflix.

    Você Nem Imagina, o novo filme focado no público jovem que promete roubar seu coração, chegou à Netflix. Com a história focada na personagem Ellie (Leah Lewis), uma garota tímida que acaba fazendo amizade com Paul (Daniel Diemer), atleta popular da escola, por conta do amor: ele quer conquistar uma garota. A questão é que, na verdade, Ellie também é apaixonada pela mesma menina...

    A diretora do longa, Alice Wu, nos concedeu uma entrevista exclusiva para falar sobre suas ideias desde quando começou a montar o longa, reflexões sobre o amor e a importância de compreender o que ele realmente significa. Confira o papo completo abaixo:

    AC: Seu filme traz um novo significado de amor através de personagens que ainda não descobriram o que é. Quando você escreveu esse script, era mais uma maneira de se entender melhor e se aproximar de si mesma?

    Alice: Sempre que escrevo, meio que saio de um lugar emocional muito profundo. Eu acho que quando estou no começo de descobrir uma história, esse é um lugar onde, em algum nível, estou sempre escrevendo para me entender no mundo. Porém, quando finalmente tenho a estrutura do que vou escrever, agora sou mais uma artesã. Enquanto estou moldando a história, a única razão para eu tentar fazer algo como um filme é se houver algo mais profundo, algum pedaço da vida que eu queira entender ou que realmente gostaria de poder conectar. Meu primeiro filme foi realmente uma maneira de eu me conectar com minha mãe. Como alguém que se envolveu em muitos dramas e comédias românticas, eu assisti muitos filmes clássicos enquanto crescia. Assistimos a muitas novelas chinesas e li muitos romances vitorianos. Eu acho que realmente comprei essa ideia de você encontrar sua outra metade romântica e, então, sua vida está completa, certo? E à medida que envelheço, realmente não parece que a vida acontece dessa maneira. Eu não tenho nenhum amigo que depois que se casou, sua vida estava completa. Há muito mais na vida por vir. Talvez, em parte, eu estivesse em um lugar no meu curso de vida pensando sobre isso. Em particular, considerando que eu vivo em uma sociedade que exalta tanto o amor romântico. Mas comecei a pensar "bem, e nas outras formas de amor por aí?". Porque, quando realmente olho para minha vida, realmente vejo como alguns dos meus relacionamentos mais formativos não são românticos. Tentei muito entender esse tipo de fixação estreita que temos no amor. Mas existem diferentes tipos em que poderíamos acender uma luz.

    AC: Como foi misturar as culturas chinesa e americana no filme?

    Alice: Eu escrevo pessoas pensando em pessoas reais. Costumo colocar pessoas que você não costuma ver em tela, pelo menos não nos Estados Unidos. Mas honestamente, a personagem de Ellie poderia ser interpretada por alguém de uma raça ou cultura diferente. Ela poderia ser interpretada como uma pessoa branca, certo? Mas o que eu realmente gosto de fazer é humanizar esses personagens para que eles sejam um personagem que você normalmente não vê, que geralmente apenas tem um papel estereotipado. Gosto de torná-los o personagem principal e, em seguida, realmente dar a Ellie todas as nuances do que os personagens principais sentem - e que eu acho que, na maioria das vezes, são realmente semelhantes, independentemente da cultura que você seja.

    Mas o que talvez pareça "moderno" sobre isso é que aquele personagem que está experimentando todas essas vivências e emoções, você vê geralmente em outro filme provavelmente como um cara branco e heterossexual, certo? Em vez disso, você está vendo essa lésbica chinesa/americana, que possui esses mesmos sentimentos com toda a especificidade cultural do que significa ser chinesa/americana. E acho que há algo sobre isso que pode ser muito interessante para mim.

    AC: Você disse que não poderia encontrar um fim para a sua história apenas pensando em "vida real". Como você chegou a ele?

    Alice: Definir a história no ensino médio certamente foi o que me ajudou a encontrar um final. Porque no ensino médio, quando você tem um sentimento sobre alguém, parece tão grande, certo? E por parecer tão grande, o fato de você ter uma queda por essa pessoa parece vida ou morte. Depois de chegar aos 20 anos, você tem várias paixões, não parece mais vida ou morte. Mas quando você está no ensino médio, pode parecer vida ou morte. Então, definir isso no ensino médio foi como comecei a pensar em um final.

    AC: Seu filme tem uma identidade muito própria. Isso vai desde a sua direção até os trechos de amor ou cenas de clássicos como Casablanca. Como você mediu tudo isso para compor essa história, que, em essência, é totalmente focada no público adolescente?

    Alice: De certa forma, você poderia dizer que esta é uma garota que não entende o que é amor, certo? É ela quem começa o filme citando palavras de outros pensadores. Ela não tem sua própria definição de amor, mas usa as palavras de outras pessoas. Ela usa citações de filósofos rápidos, existenciais ou até Oscar Wilde. E há os filmes clássicos de Casablanca, brincando com o fato de que essas são todas as concepções de amor que temos na sociedade. Mas até o final do filme, ela finalmente apresenta suas próprias palavras de amor. Na verdade, é ela finalmente citando a si mesma, a jornada de Ellie.

    Isso tudo foi intencional, porque eu acho que é isso: se apenas olharmos para a sociedade e o que lemos, essas serão as ideias de amor que teremos. Vemos no filme uma verdadeira jornada de solidificar sua própria definição de amor. No início do filme, ela está escrevendo papéis para outras pessoas, escrevendo cartas de amor para outra pessoa que nem conhecia... Mas, no processo de escrever essas cartas, elas acabam se tornando suas próprias ideias e, com isso, Ellie aprende muito com o amor. Ela só estava com muito medo de dizer isso como ela mesma.

    Você Nem Imagina está disponível na Netflix. Leia a nossa crítica!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top