Minha conta
    Sobre Girassóis: Filme promete abordar saúde mental diferente de 13 Reasons Why (Visita a Set)

    O longa é protagonizado por Maria Luísa Mendonça, Bella Piero e Caco Ciocler.

    Apesar de ser um assunto espinhoso, as relações humanas são cada vez mais abordadas nas produções audiovisuais. Como Ferrugem, que trouxe essa questão para o cinema nacional em 2018, Sobre Girassóis promete abordar a saúde mental e as relações na adolescência.

    Com direção de Caroline Fioratti, de Meus 15 Anos com Larissa Manoela, o filme se passa em apenas 24 horas e gira em torno da jovem Virgínia, vivida por Bella Piero. Com previsão de estreia para 2021, na trama, a adolescente comemora seus 17 anos em uma festa na cobertura onde vive com os pais quando uma tragédia familiar muda todo o desenrolar da história.

    Por meio de flashbacks e sem romantizar a depressão como em 13 Reasons Why, o filme traz pequenas narrativas através dos pontos de vistas de amigos, da mãe de Virgínia, Patrícia (Maria Luísa Mendonça) e da própria aniversariante. Abordando as diferentes formas de se relacionar e as trocas de afetos, o elenco ainda conta com Caco Ciocler, Marat Descartes, Flávia Garrafa, Débora Duboc, entre outros.

    As filmagens do longa aconteceram durante apenas 23 dias em fevereiro de 2020, em um condomínio de prédios luxuoso na Zona Sul da cidade de São Paulo. O AdoroCinema visitou o set e, além de presenciar uma das cenas mais importantes do longa, pôde conversar com a diretora e a protagonista, Bella Piero.

    A ideia de Sobre Girassóis

    A ideia do longa surgiu a partir de um curta-metragem da própria cineasta, Algum Lugar no Recreio, que também fala de questões em torno da adolescência. "Esse é o meu primeiro filme autoral, comecei a escrever em 2013. Quis voltar para este tema porque comecei a perceber que muitas coisas não estavam sendo ditas ou abordadas e que os adolescentes nem falavam para os pais. Como por exemplo questões que têm a ver com saúde mental e decidi explorar isso: por quê essas feridas estão cada vez maiores?".

    Para ela, o filme tenta expor o quanto as pessoas estão ou não se comunicando, conseguindo mostrar afetos, e o quanto estão machucando um ao outro: é um filme que trata de afetos. "É um filme para adultos, é um filme adulto apesar de falar de adolescentes, mas é um filme que eu gostaria muito que os adolescentes assistissem porque acredito que vai comunicar muito com eles porque apesar de ser um filme pesado, é um filme que fala sobre luto, sobre transformação, tem um conteúdo sexual forte mas real, muito honesto e que eu acho que os adolescentes vão se identificar", completou.

    Sobre seu gosto de trabalhar com adolescentes, Caroline afirmou que esta é uma época em que as coisas estão muito à flor da pele e é um momento de descoberta muito grande. Bella Piero também comentou a abordagem do tema para os jovens: "Para todo mundo, a adolescência é uma fase muito difícil, de muita descoberta, e poder falar tudo isso para as pessoas que estão experimentando isso ao vivo, na pele, é muito bonito, fico muito feliz de poder fazer parte deste projeto."

    Sobre a protagonista, Virgínia

    "A Virginia é uma personagem que é uma junção de vários depoimentos que eu peguei de jovens que têm feridas internas e que não querem mostrar, tem um pouco de mim também, da minha adolescente, além de uma criação minha de narrativa de arco dessa personagem, que tem a ver com os amigos, o namorado e com a mãe", disse a cineasta.

    Já Bella vê a personagem como a personificação da sensibilidade humana. "Virginia é um pouco todo mundo. Ela é uma menina muito inteligente, muito doce, sensível, que tem muita dificuldade de se comunicar, mas ela quer muito fazer parte da sociedade, ela quer muito ser pertencente à algum lugar. É muito difícil não se sentir parte de um lugar, ainda mais hoje em dia em que todo mundo precisa, tem a necessidade de estar sempre feliz, sorrindo, em um grupo. Por isso, se ver sozinha hoje em dia é um passo para a depressão e a gente fala muito sobre isso, sobre a força silenciosa que tem uma depressão e como isso pode gerar consequências se não for conversado, se não tiver ajuda profissional, dos amigos, se ninguém de fato enxergar a dor dela."

    Para viver a personagem, a atriz buscou diferentes referências como Virigina Wolf e a Nicole Kidman em As Horas, o documentário da Petra Costa, Helena. "Fui atrás de tudo que pudesse me dar referência porque acho tão delicado tocar nesse assunto que é tão pouco falado e o quanto isso pode influenciar as pessoas, então fiz questão de pesquisar tudo que estava ao meu alcance, tanto fictícios quanto na vida real", comentou ela.

    A cena filmada no dia da visita ao set

    Em um dia frio e chuvoso, as filmagens aconteciam na área externa do condomínio: na piscina. A cena em questão contava com um drone, que faria imagens áereas do encontro entre Virgínia e sua mãe, Patrícia, após o acontecimento na noite de aniversário. Para o momento, Maria Luísa Mendonça e Bella Piero vestiam o mesmo vestido de paetê bege.

    Virgínia, naquela situação, era uma alucinação de sua mãe e seu amigo, vivido por Daniel Botelho. Mesmo sem falas e com direção de Caroline, a cena marcante fez com que todos no set permanecessem calados mesmo após o famoso "corta". 

    "Eu e a Maria Luísa Mendonça temos três encontros em cenas, é uma relação extremamente importante como toda relação de mãe e filha. Esse encontro que você viu nessa cena é muito importante porque elas se encontram verdadeiramente, sem máscaras. Senti muito como se fosse o acolhimento dentro de um útero, a água é muito poderosa, encontrar com ela ali dentro da água representou esse renascimento, foi muito bonito esse momento físico do final, que indica os caminhos que as personagens vão seguir, distantes uma da outra", disse a atriz Bella Piero.

    Desafios de Sobre Girassóis e a diferença de 13 Reasons Why

    A cineasta define Sobre Girassóis como um filme entre muros e feridas: "Para mim, a maior dificuldade é falar dessa questão da saúde mental de uma forma correta no sentido que não incentive ninguém, que passe uma informação e ao mesmo tempo quero mostrar pessoas e relacionamentos reais. Conversei com psiquiatras, psicanalistas, para ter essa verdade das pessoas no filme sem julgar os meus personagens, para que eu não perca as relações humanas e ao mesmo tempo não passe uma mensagem conturbada para um jovem em formação."

    Bella Piero conta que o longa é uma lupa do extra cotidiano do ser humano e de como as bolhas impedem as relações verdadeiras. "O filme é sobre essa redoma que impede a gente de se relacionar e de ver além. É muito importante não romantizar a questão da depressão, como 13 Reasons Why, por exemplo, tem esse olhar e é onde a gente não queria chegar. A partir do momento que ela morreu, todas aquelas angústias e feridas, quase físicas, deixam de ocupar essa proporção, mas existem outras feridas causadas pelo ato dela, mas ela já está em outra realidade, está mais leve. Na verdade, quando ela aparece morta, não é uma linha de pensamento da Virgínia, mas sim como as pessoas veem ela", disse a protagonista.

    Sobre Girassóis se passa em 24 horas

    Para contar essa história, Caroline Fioratti decidiu condensar em 24 horas. "Eu acho que o luto passa por muitos estágios, o que eu fiz como liberdade poética foi fazer com que isso se condenssasse em 24 horas. Normalmente, você pode passar por desassociação, pela raiva, pela culpa, e tudo isso estará no filme. Então esses personagens vivenciam isso de formas diferentes."

    "Fazer um filme que se passa em 24 horas exacerbou essa sensação de estar em uma redoma, de estar presa, a Virgina se sente muito assim e tivemos essa sensação na pele porque é sempre o mesmo lugar, a mesma roupa, as mesmas pessoas. Foi muito bom ao mesmo tempo porque conseguimos intensificar a energia e descobrir coisas novas com os mesmos materiais", completou Bella.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top