Minha conta
    Aperte os cintos: Os 7 melhores filmes de corrida esportiva

    Daqueles de ficar na ponta da cadeira.

    Pistas molhadas, ultrapassagens que tomam forma no último segundo, tensões que ocorrem entre os pilotos nos bastidores... além de constituírem elementos clássicos para diversas das narrativas (e clichês) envolvendo filmes de corrida, estas são também singularidades que costumam acontecer durante eventos esportivos como NASCAR, Fórmula 1 e diversas outras competições.

    Com o recente lançamento de Ford vs Ferrari, estrelado por Christian Bale e Matt Damon, os fãs do gênero já puderam ter a oportunidade de conferir parte de uma das rivalidades mais famosas da história — justamente a que dá título ao filme. Pensando nisso, o AdoroCinema preparou uma lista especial com os 7 melhores filmes envolvendo corridas esportivas. Vamos lá?

    Ah! Vale lembrar que, apesar de suas dezenas de sucessos, a franquia Velozes & Furiosos não entra aqui, já que vamos focar mais no âmbito esportivo. 

    RUSH: NO LIMITE DA EMOÇÃO

    Protagonizado por Chris Hemsworth e Daniel BrühlRush: No Limite da Emoção retrata o delicado relacionamento entre Niki Lauda e James Hunt, dois pilotos completamente opostos mas igualmente habilidosos. Enquanto Hunt era considerado um mulherengo descompromissado com o esporte, Lauda sofria por sua falta de carisma, o que compensava com sua perseverança incessante. 

    Formando uma das amizades mais improváveis da história da Fórmula 1, os dois entraram para a história de maneiras diferentes, mas estrelaram também duelos extremamente memoráveis.

    SENNA

    Abrindo um espaço também para documentários, o filme Senna, dirigido por Asif Kapadia (Amy), foi uma das obras mais premiadas da temporada de 2010 e atraiu uma grande atenção ao corredor brasileiro que tornou-se referência no mundo inteiro. Contando desde sua ascensão no automobilismo até a sua trágica morte, em 1994, a narrativa passeia por momentos-chave não apenas na vida de Ayrton, como também no esporte, no geral. 

    Dentre os entrevistados, estão também corredores como Jackie StewartNelson Piquet e Rubens Barrichello.

    DIAS DE TROVÃO 

    Antes mesmo de se casarem e realizarem mais dois filmes juntos, Tom Cruise e Nicole Kidman estrelaram lado a lado pela primeira vez no clássico Dias de Trovão, de 1990. Na trama, o astro interpreta Cole Trickle, um audacioso piloto de stock car que nunca conseguiu a chance necessária para correr profissionalmente. No entanto, quando ele conhece Harry Hogge (Robert Duvall), um veterano da NASCAR, sua vida é revirada e todos os seus conceitos ganham novas percepções. 

    Dirigido por Tony Scott, que já havia comandado Cruise no icônico Top Gun, o filme estabeleceu diversos dos padrões narrativos que vemos hoje nos longas do gênero. 

    CARROS

    A Taça Pistão também é uma competição, não é mesmo? Relâmpago McQueen é um corredor novato com grandes ambições de vencer o maior evento esportivo do planeta, mas precisa passar por diversas disputas de ego e desafios que prometem deixar cada vez mais difícil o seu objetivo final. Arrogante e prepotente, McQueen vai mudando sua personalidade conforme entende o verdadeiro sentido do esporte. 

    Não é por ser animação que as lágrimas não tenham rolado. Pelo contrário...

    GRAND PRIX

    Lançado em 1966, Grand Prix revolucionou a indústria do cinema esportivo ao levar para casa três Oscar em categorias técnicas. O filme conta a história de Pete Aron (James Garner), um piloto que, depois de acabar mergulhando no mar com seu carro no Grande Prêmio de Mônaco, feriu o companheiro de equipe Scott Stoddard (Brian Bedford), o que causou sua demissão. 

    Com diversas reviravoltas em sua vida pessoal e profissional, o esportista é contratado pela japonesa Yamura.

    AS 24 HORAS DE LE MANS

    Determinado a vencer o desafiador circuito de Le Mans, o norte-americano Michael Delaney (Steve McQueen) toma coragem para retornar às pistas depois de quase morrer há cerca de um ano. Uma vez no local, seu foco acaba destoando-se para Lisa Belgetti (Elga Andersen), uma viúva de um outro piloto que falecera meses antes. 

    FORD VS FERRARI

    Por fim, não poderíamos deixar de citar o mais recente lançamento. Quando a Ford decidiu entrar no mercado automobilístico, seu maior desafio era simplesmente fazer o impossível: superar a Ferrari, líder absoluta e isolada. Para isso, a empresa contrata o metódico engenheiro Carroll Shelby (Damon) e o destemido piloto britânico Ken Miles (Bale). 

    Dirigido por James Mangold (Logan), o filme já é uma das principais apostas do Oscar e, assim como a obra citada anteriormente, o desafio de Le Mans é algo extremamente importa nesta trama. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top