Minha conta
    Filmes de terror que lhe fazem rir

    Brinquedo Assassino já deixou de ser assustador há algum tempo, mas não é o único filme.

    Responda rápido: ao assistir a um filme de terror, você ouve mais gritos ou risos? Toma mais sustos ou dá mais gargalhadas? Quando foi a última vez que realmente sentiu medo ao ver um longa-metragem de horror?

    Existem aqueles filmes de terror e suspense que acabam incitando mais risadas do que sobressaltos nos cinemas, especialmente os que trazem mortes sangrentas e gratuitas. Mas isso não quer dizer que as produções sejam comédias de terror (as famosas "terrir"), nem que sejam propositalmente trash. Há longas-metragens que têm (um pouco) a pretensão de serem sérios mas acabam não gerando a reação esperada no público. Ao invés de assombro, a sessão vira zoeira. No bom sentido.

    Selecionamos alguns deles na lista abaixo. Lembrando que não incluimos os terrir escrachados, nem os bem-humorados (então esqueça por um momento O Segredo da Cabana e A Morte Te Dá Parabéns), ou os trash (pois aí a concorrência seria desleal). Confira e conte para a gente: que outro filme de terror lhe fez rir?

    Pânico

    Ao ver a máscara Ghostface, difícil não lembrar de Pânico (e eventualmente da paródia Todo Mundo em Pânico). O filme estrelado por Neve Campbell, intérprete da icônica Sidney Prescott, foi precursor do terror slasher dos anos 90, gerando uma franquia de quatro longas-metragens e inspirando outras produções do gênero, que fizeram rir. Devemos admitir, até pode rolar alguns pulos da cadeira, mas o medo passa longe, e o riso impera quando o assassino começa a atacar baseado em um quiz sobre cinema de horror. Dica: nunca atenda o telefone e revele qual é o seu filme de terror favorito.

    Freddy x Jason

    Se A Hora do Pesadelo já dava medo, e Sexta-feira 13 era aterrorizante, imagina essa duas franquias juntas. É para aterrorizar geral, certo? Só que não. O filme que uniu os vilões Freddy Krueger (Robert Englund) e Jason Voorhees (Ken Kirzinger) foi tão estapafúrdio que provocou muitos risos. Na trama, Freddy decide manipular Jason para assustar os jovens da Rua Elm. Só que quando o vilão de Sexta-feira 13 descobre que foi usado, rola o esperado confronto entre eles, como já antecipava o título da produção: Freddy x Jason. Pelo menos, foi um crossover divertido, mas pavor não causou.

    O Massacre da Serra Elétrica

    A franquia O Massacre da Serra Elétrica começou nos anos 1970 como um filme que dava medo. Daqueles de tremer ao ouvir o barulho de uma serra elétrica e imaginar Leatherface entrando e matando geral. Entretanto, a lenda do vilão — um dos mais conhecidos da história dos cinemas — gerou outros sete filmes, banalizando o terror em torno do personagem e virando uma divertida saga com um bocado de violência gratuita. O terceiro e o quarto longas de franquia, inclusive, "descobriram" uma série de atores de Hollywood, como Viggo MortensenMatthew McConaughey e Renée Zellweger.

    Anaconda

    Desde Tubarão, filmes de predadores assassinos entraram no hall do gênero de terror. Anaconda, lançado em 1997, seguia essa mesma premissa com intuito de provocar medo. Na trama, Jennifer Lopez e sua equipe estão gravando um documentário na Floresta Amazônica, até que conhecem Paul Sarone (Jon Voight), um insano caçador que os convence a capturar viva uma anaconda, uma cobra que pode atingir doze metros de comprimento. Só que nem o orçamento de mais de US$ 40 milhões e o elenco estelar excluem o fato de que trata-se de um filme de ficção científica com cenas de drama hilárias e um monstro que alterna entre um objeto de borracha pouco convincente e uma criação digital igualmente duvidosa. A popularidade da produção gerou uma franquia de cinco filmes.

    Brinquedo Assassino

    Foi-se a época em que Chucky aterrorizava a cidade. Sim, nos primeiros filmes da saga tratava-se do espírito de um assassino que dominou um boneco; já no novo é uma inteligência artificial que começa a ter instintos violentos. Só que o terror passou longe há algum tempo. Desde o lançamento de A Noiva de Chucky, a franquia passou de pavor para uma mistura de comédia de terror com elementos trash. Continua sendo bizarro a ideia de um brinquedo que mata, adaptada cada vez mais aos dias de hoje no remake de Brinquedo Assassino

    Estrelado por Aubrey Plaza e Gabriel Bateman, o filme tem estreia marcada para o dia 22 de agosto. Leia a nossa crítica.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top