Minha conta
    Olhar de Cinema 2019: Mostra do diretor Raúl Ruiz exibe filmes produzidos na época da ditatura militar chilena

    Mostra Olhar Retrospectivo selecionou longas de Ruiz a serem exibidos em ordem cronológica e com cópias restauradas.

    Dentre as diversas mostras – competitivas ou não – do 8º Olhar de Cinema, existe a preocupação da curadoria em exibir filmes que conversem com nosso presente ou, pelo menos, que nos façam refletir sobre o passado. É o caso da mostra "Olhar Retrospectivo - Raúl Ruiz e diálogos no exílio", que se propõe a não só apresentar filmes em cópias restauradas do falecido diretor como também de cineastas brasileiros feitos durante o período da ditadura militar.

    Com isso, o Olhar Retrospectivo possui dois destaques: o de homenagear a vasta obra de Ruiz, que faleceu em 2011, e o de criar um elo entre seus filmes e os de brasileiros como Ruy Guerra, Glauber Rocha, Lúcia Murat, Carlos Diegues, entre outros. O resgate ao passado segue como uma ideia cada vez mais importante e necessário.

    Até o fim do festival haverá diversas sessões com obras marcantes de Raúl Ruiz, incluindo Diálogos de Exilados (primeiro longa de Ruiz finalizado fora do Chile, após sua fuga para a Europa), Três Tristes Tigres e O Teto da Baleia. Também fazem parte da programação da mostra O Leão de Sete Cabeças, de Rocha, Memórias de Um Estrangulador de Loiras, de Júlio Bressane e A Dupla Jornada, de Helena Solberg. Confira a programação completa aqui.

    Continue acompanhando nossa cobertura do 8º Olhar de Cinema no site e em nossas redes sociais!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top