Minha conta
    Muito além de Game of Thrones e X-Men: Conheça a carreira de Sophie Turner

    A jovem atriz, que está nos cinemas atualmente em X-Men: Fênix Negra, já tem quase uma década de carreira.

    Matt Winkelmeyer / Staff

    Sophie Turner chegou aos cinemas no papel da poderosa Jean Grey, que é tomada pela força cósmica Fênix Negra e se transforma na mutante mais poderosa do universo, em X-Men: Fênix Negra. Descoberta pelo mundo como uma ingênua Sansa Stark, a atriz vem construindo uma carreira para si na última década, fazendo trabalhos dos mais variados. Aproveitando a estreia de Dark Phoenix (no original), o AdoroCinema preparou um apanhado da jornada da jovem até aqui, para muito além das duas grandes franquias das quais ela participa.

    Nascida na Inglaterra em 1996, Sophie sempre soube que queria ser atriz. Ela começou a atuar aos três anos de idade, quando sua mãe a levou para fazer aulas de teatro na Playbox Theatre Company. Com apenas 11 anos, ela já estava tomando decisões difíceis pela carreira, recusando uma posição na Royal Ballet School, pois sabia que precisaria focar em um caminho só: o ballet ou a atuação.

    Sua grande chance no estrelato veio um ano depois, quando uma professora a indicou para fazer testes para Game of Thrones. A jovem já tinha feito inúmeras audições antes, mas nunca tinha ganhado um papel. Ela iniciou sua jornada na pele de Sansa quando ainda era uma criança de verão de 13 anos de idade.

    Sophie se arriscou no cinema pela primeira vez em 2013, como a protagonista do suspense Meu Outro Eu. No filme, ela interpreta Fay, uma adolescente que parece ter a vida perfeita, até que começa a ser perseguida por uma cópia idêntica a ela, que parece determinada a roubar sua vida e assumir sua identidade. No mesmo ano, ainda viveu uma versão jovem de Vanessa Redgrave no drama da BBC, A Décima Terceira História, que também é estrelado pela vencedora do Oscar Olivia Colman.

    Dois anos depois, ela embarcou no mundo da comédia em Escola de Espiões, longa que combina o humor com a ação. Contracenando com Samuel L. Jackson, Jessica AlbaHailee Steinfeld e Dove Cameron, Turner vive a jovem espiã e assassina Heather, encarregada de capturar a rebelde Megan, que foge da organização em que elas são treinadas, para viver uma vida de adolescente comum. Nas gravações do filme, a atriz ainda conheceu o colega de Game of Thrones, Toby Sebastian, que interpretou o príncipe de Dorne, Trystane Martell, durante a quinta e a sexta temporada da série.

    Em 2016, Sophie entrou para o elenco da franquia mutante da Fox em X-Men: Apocalipse, vivendo uma jovem Jean Grey no longa que traz os heróis na década de 1980. Ao lado de Tye Sheridan, Evan Peters, Jennifer LawrenceNicholas Hoult e James McAvoy, ela luta contra o superpoderoso vilão interpretado por Oscar Isaac, ganhando tamanho destaque que uma continuação baseada na famosa saga da Fênix Negra rapidamente foi anunciada.

    Turner tomou uma direção mais ousada nos cinemas em 2018, estrelando o drama Josie. No longa, ela interpreta uma adolescente recém saída do ensino médio, rebelde e tatuada, que desenvolve um relacionamento questionável com Hank (Dylan McDermott), um cinquentão entediado. Para dar vida a sua personagem, a atriz mudou as madeixas do ruivo pelo qual ficou conhecida para o loiro, que na verdade é sua cor de cabelo natural, e desde então tem mantido o visual.

    Ainda em 2018, a atriz estrelou sua primeira comédia romântica, misturando o adorado gênero com ficção científica. Em Time Freak, Sophie encarna Debbie, uma jovem que termina o namoro com o prodígio da física, Stillman (Asa Butterfield). Em busca de uma segunda chance, ele inventa uma máquina do tempo para refazer seu relacionamento de maneira perfeita dessa vez.

    Atualmente, a atriz retorna ao papel de Jean Grey em X-Men: Fênix Negra, a segunda tentativa da Fox de adaptar a famosa saga dos mutantes dos quadrinhos para as telonas (a primeira tentativa rendeu X-Men - O Confronto Final, com Famke Janssen assumindo o papel da heroína). Mais poderosa do que nunca, a personagem vai de mocinha a vilã após ser atingida por uma estranha força em uma missão espacial. Para saber como ela se sai no papel, confira a crítica do AdoroCinema.

    Visto por muitos como o fim dos mutantes da Fox, já que eles podem ser renovados como parte do Universo Cinematográfico Marvel com a aquisição do estúdio pela Disney, X-Men: Fênix Negra traz outra despedida de um de seus grandes papéis para Sophie Turner, que recentemente também finalizou Game of Thrones. O que a jovem estrela fará daqui para frente não sabemos, mas nesses 8 anos em que ela agraciou telinhas e telonas, certamente já deixou sua marca na cultura pop.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top