Minha conta
    Festival de Cannes 2019: Reta final traz o ótimo It Must Be Heaven, de Elia Suleiman

    Confira a crítica dos dois últimos filmes na disputa pela Palma.

    divulgação

    Nesta sexta-feira foram exibidos os dois últimos filmes selecionados para a disputa da Palma de Ouro, do Festival de Cannes - de um total de 21 títulos (ufa!). E uma grata surpresa apareceu: It Must Be Heaven, do israelense Elia Suleiman (Intervenção Divina).

    Na comédia, que ele protagoniza como ator, Suleiman questiona o significado de “identidade”, ao deixar a Palestina para fazer uma viagem pelo mundo, onde enfrenta problemas com a polícia, o racismo, imigração.

    “As cenas podem soar tão lúdicas quanto violentas, dependendo da interpretação. De qualquer maneira, não há espaço para ingenuidade no roteiro que propõe a viagem de um palestino a Paris e Nova York, apenas para perceber que estes lugares supostamente desenvolvidos possuem problemas sociais tão graves quantos os de sua terra natal”, identifica a crítica do AdoroCinema, que conferiu nota 4,5 ao filme.

    Divulgação

    Mais tarde foi vez da exibição de Sibyl (personagem-título interpretada por Virginie Efira), uma terapeuta na luta para se manter sóbria. Quando ela decide interromper os atendimentos para se dedicar à literatura, surge Margot (Adèle Exarchopoulos, de Azul É a Cor Mais Quente), uma atriz em crise durante o processo de filmagem. Apesar da recusa inicial de Sibyl em atendê-la, Margot funciona como o “material” perfeito para o romance que ela está escrevendo.

    Para a crítica do AC, “A maior parte da trama se desenvolve com a aparência de um suspense clássico, embora o roteiro permita eventuais alívios cômicos. Apesar de bem construído, o projeto se ressente da ausência da vida cotidiana, ou de qualquer forma de metáfora que não possa ser decifrada em registro utilitário”. O longa é dirigido por Justine Triet (Na Cama Com Victoria).

    Divulgação

    Nem Sibyl nem It Must Be Heaven têm data de estreia prevista para o Brasil. Os vencedores da Palma de Ouro serão conhecidos neste sábado, 25 de maio.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top