Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Anistia Internacional aponta quais vilões da Marvel mais violaram os direitos humanos
    Por Roanna Azevedo — 27 de abr. de 2019 às 08:55

    Será que seu favorito está na lista?

    Divulgação

    Com quase US$ 200 milhões arrecadados mundialmente em um único dia de exibiçãoVingadores: Ultimato promete ser sucesso de bilheteria. O longa encerra um ciclo de 22 filmes do Universo Cinematográfico Marvel e traz Tony Stark (Robert Downey Jr.), Steve Rogers (Chris Evans) e companhia em busca de uma solução para trazer de volta à vida todos aqueles que não sobreviveram ao estalo de dedos de Thanos (Josh Brolin) em Guerra Infinita (2018).

    Mas o Titã Louco não foi o único a ameaçar o destino dos heróis e da humanidade. Ao longo de 10 anos, o MCU teve vilões de todo o tipo, alguns mais memoráveis e perversos do que outros. Já parou para pensar quais deles violaram mais os direitos humanos durante a execução de seus planos mirabolantes? A Anistia Internacional, sim! A organização mundial resolveu analisar os crimes cometidos por cada um deles e selecionou os três mais cruéis. Confira abaixo e descubra quem são:

    ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR TEM SPOILERS DE CAPITÃ MARVEL, VINGADORES: GUERRA INFINITA E THOR: RAGNAROK! Continue lendo por sua conta e risco.

    Os Kree
    © Marvel Studios

    Tipos de violações: genocídio e assassinato em massa. Segundo a Anistia, esses são crimes cometidos com a intenção de destruir o todo ou parte de um grupo específico, nacional, étnico, racial ou religioso.

    Uma das raças mais poderosas do universo Marvel também está entre as mais violentas. Em Capitã Marvel (2019), Carol Danvers (Brie Larson) descobre junto com o espectador que os supostamente pacíficos Kree são, na verdade, um grupo de guerra que tenta há anos exterminar uma etnia diferente da deles, os Skrull. No filme, a heroína percebe que o “perigoso inimigo” da raça Kree não é nada além de uma comunidade sem pátria à procura de segurança.

    Thanos

    © null

    Tipos de violações: crimes contra a humanidade; assassinatos em massa; tortura; crimes de guerra incluindo civis como alvos e assassinatos e maus-tratos a prisioneiros de guerra. As leis que regem os direitos humanos garantem a todos o direito de ser livre de tortura, punição cruel ou tratamento desumano ou degradante.

    É claro que o Titã mais querido (e perigoso) dos últimos tempos não poderia ficar de fora. Após passar anos em busca das Joias do Infinito, Thanos finalmente consegue reuni-las e executar seu plano de eliminar arbitrariamente metade de todos os habitantes do universo em Vingadores: Guerra Infinita, sob o pretexto de acabar com a superpopulação de cada planeta, melhorando, assim, a qualidade de vida e preservando os recursos naturais. Mas, bem antes do decisivo estalar de dedos, o vilão já mostrava toda a sua crueldade na criação das filhas Gamora (Zoe Saldana) e Nebulosa (Karen Gillan), torturadas emocional, psicológica e fisicamente enquanto cresciam.

    Odin

    Tipos de violações: desaparecimento forçado; possíveis crimes de guerra. De acordo com a lei internacional, desaparecimentos forçados são uma detenção, prisão, sequestro ou privação de liberdade por agentes do Estado ou com a autorização do Estado, que costuma encobrir o paradeiro da pessoa desaparecida ou reconhecer a privação da liberdade em questão.

    Apesar de não ser propriamente um vilão, o rei de Asgard tem um currículo de maldades invejável! Como chefe de Estado, Odin (Anthony Hopkins) deveria proteger e defender os direitos humanos. Mas não foi bem isso que aconteceu em Thor: Ragnarok (2017). No filme de Taika Waititi, é revelado que o grande deus nórdico teve uma filha antes de Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston), a poderosa Hela (Cate Blanchett). Ao lado da primogênita, o rei de Asgard travou sangrentas batalhas para conquistar os Nove Reinos e estabelecer um novo império. Quando Hela se mostrou mais ambiciosa e perigosa do que Odin, ele decidiu aprisioná-la e desaparecer com qualquer registro que comprovasse a existência dela.

    E você, o que achou da lista? Conte para a gente nos comentários!

    Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas brasileiros.

     
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • OLAVO
      pra mim o pior e Thanos ele sabe o que esta fazendo viola todas as regras e a maldade dele e cruel lembra o Hitler bastante genocidio em massa nazismo com certeza ;o Thanos e frio e objetivo ..
    • Ronaldo Cesar
      O Thanos foi o que mais violou.
    • Danilo
      Sei brincar, brinco com brincadeiras, Anistia Internacional e legislação são coisas sérias demais para se banalizar dessa forma.
    • Jc V.
      Vc definitivamente não era convidado pro aniversário dos seus amigos né?! RsrsrsNão sabe brincar é do tipo que no cara ou coroa diz: Tecnicamente no universo não existe cima ou baixo, já que estamos no vácuo sideral. Portanto, a posição da moeda é relativa e o resultado indeterminável...? Kkkkk
    • Jc V.
      E o traficante de armas, criador de robôs genocidas, justiceiro fora-da-lei e aliciador de trabalho infantil do Tony Stark???? Rsrsrs
    • rodrigo duarte
      No Brasil: Bolsonaro.
    • Danilo
      Lamento informar, mas:1º Para se ter direitos humanos é necessário ser humano!!! E como não existe um consenso para isso visto que tem pessoas que não consideram um feto humano um ser humano, logo esses direitos não se estendem a alienígenas não humanos, como os Skuls!!!2º NINGUÉM pode ser acusado e julgado retroativamente por uma lei a não ser que essa nova lei o beneficie!!! Ou Seja, quando Odin cometeu os fatos citados ainda não eram crimes!!! E como Odin NÃO PODE ser julgado retroativamente, ele não cometeu nenhum crime!!!3º Além do titã louco estar na posição errada, se é para considerar ele, tinha que estar em primeiro lugar, pois eliminou de forma aleatória metade dos seres humanos da Terra, mas como o estalo simplesmente não existiu Além dos fatos no paragrafo 1º Thanos estava a dezena de centena de milhares de quilômetros de qualquer jurisprudência!!! Simples assim.
    Mostrar comentários
    Back to Top