Minha conta
    Game of Thrones: Entenda por que Viserion não é o Dragão de Gelo

    Um papo bem nerd sobre nem todos os mortos serem iguais.

    Game of Thrones nos deu muitas mortes deliciosas e outras traumáticas ao longo dos anos, mas a do Viserion, na sétima temporada, tem um lugar especial entre as mais doloridas. Ainda assim, a morte e suposta ressurreição de um dos dragões de Daenerys (Emilia Clarke) levanta dúvidas. O que exatamente ele virou depois que voltou?

    No fim da sétima temporada, uma discussão acalorada entre o público geek a respeito da verdeira nomenclatura da criatura na qual Viserion se transformou tomou conta dos fóruns dedicados a Game of Thrones e às "Crônicas de Gelo e Fogo". Depois de Daenerys voar até Além da Muralha para resgatar Jon Snow (Kit Harington) e companhia, Viserion acabou sendo sacrificado quando foi atingido por uma lança de gelo atirada pelo Rei da Noite. O dragão caiu morto, aos gritos de seus irmãos, enquanto Dany fugia do local.

    Game of Thrones: Os 10 piores momentos da série

    Mais tarde, o Rei da Noite toca em Viserion e ele aparentemente retorna, com os olhos tão azuis quanto os dos Caminhantes Brancos e dos wights. Alguns consideram que ele tenha se tornado um Dragão de Gelo, outros que ele tenha se tornado um "dragão wight", enquanto as informações oficiais, mesmo, se contradizem um pouco.

    O roteiro do episódio "The Dragon and the Wolf", o último da sétima temporada, refere-se a Viserion diretamente como um Dragão de Gelo, e explica que o Rei da Noite "fez [com ele] a mesma coisa que havia feito com os filhos de Craster. A diferença é que aqueles eram bebês, e este é um dragão."

    Game of Thrones: White Walkers, wights e o que mais você queria saber sobre o exército dos mortos

    Na cronologia das histórias escritas por George R.R. Martin, no entanto, Dragões de Gelo são criaturas completamente diferentes daquilo que Viserion se tornou. O termo, na verdade, refere-se a uma criatura mitológica, um dragão feito inteiramente de gelo, semelhante às igualmente míticas Aranhas de Gelo — que já chegaram a ser citadas no seriado de TV, mas não há provas de que sejam reais.

    Também é questionável o fato de "o Rei da Noite ter feito com Viserion o mesmo que fez com os filhos de Craster", porque existe uma diferença essencial entre os dois casos: os filhos de Craster foram entregues a ele vivos, enquanto Viserion estava morto. Teria o Rei da Noite, então, ressuscitado e transformado o dragão?

    Um outro ponto confuso é que existe um livro infatil escrito por Martin que traz a história de um dragão de gelo. O conto, no entanto, oficialmente não faz parte do universo das Crônicas, conforme o autor explicou em seu blog.

    O Dragão de Gelo, conto de George R.R. Martin, vai virar filme de animação

    Lançado em 1980, "O Dragão de Gelo" de fato traz algumas semelhanças com o universo de Westeros. A história acompanha Adara, uma garotinha destemida nascida no inverno. Ela acaba desenvolvendo uma conexão muito especial com o mítico dragão de gelo, apesar de ele assustar a todos os outros. O conflito se inicia quando um dragão de fogo adentra o território gelado que os dois habitam, e Adara e seu amigo precisam encontrar um meio de salvar todos.

    Por fim, o roteiro especifica que o que Viserion cospe quando derruba a Muralha continua sendo fogo, e não gelo — ainda que seja um fogo azul.

    Portanto, ainda que Viserion seja um "dragão de gelo", trata-se de um novo conceito de dragão de gelo criado especificamente para a série, pelos showrunners David Benioff e D.B. Weiss. É interessante pontuar também que não há evidência de que o destino de Viserion será o mesmo nos livros de GRRM.

    Apesar de tudo isso, uma coisa é certa: o que quer que Viserion seja, é provável que ele dê muito trabalho à sua mãe na oitava temporada de Game of Thrones.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top