Minha conta
    Shazam: Entenda a mitologia por trás do nome do herói

    Salomão! Hércules! Atlas! Zeus! Aquiles! Mercúrio!

    "Diga meu nome para que meus poderes sejam seus" um feiticeiro diz ao jovem Billy Batson em uma estação de metrô abandonada e muda sua vida para sempre. Mas Shazam, a palavra que transforma o órfão em um super-herói adulto, não é simplesmente o nome de seu alter ego heróico, que na verdade se chamou Capitão Marvel até ser reimaginado pela DC nos Novos 52, em 2011. Cada letra de Shazam representa uma das seis figuras imortais que lhe concedem poderes e conselhos, cada uma com significado para a construção do herói.

    Com Shazam! já nos cinemas, explicamos quem são os Grandes Imortais e o que eles representam na mitologia do adorável super-herói com alma de criança:

    Salomão

    Salomão, filho de David, foi um importante e rico rei de Israel, cuja história é contada no antigo testamento e na bíblia hebraica. Ele foi o responsável por mandar construir o Templo de Jerusalém e é considerado pela tradição judaico-cristã como o homem mais sábio que já viveu, atraindo vários governantes à Israel para pedir conselhos durante seu reinado. É justamente o dom da sabedoria que ele concede ao herói interpretado por Zachary Levi, o que lhe dá os poderes de hipnose, clarividência, alto intelecto e o conhecimento de todas as línguas.

    Hércules

    Um herói da mitologia grega, filho de Zeus com uma mulher humana, Hércules é conhecido por sua força sobre-humana, dom que ele concede a Shazam. Nos quadrinhos da DC Comics, Hércules é um Deus imortal, super forte e invulnerável que frequentemente aparece nas histórias da Mulher Maravilha e já fez parte de animações como Sentinelas do Espaço e Tarzan e os Super 7.

    Atlas

    Atlas, na mitologia grega, é um dos titãs que tentou tomar o poder dos deuses e atacou o monte Olimpo. Como castigo, Zeus o amaldiçoou a carregar para sempre o céu em seus ombros. Como parte dos Grandes Imortais, Atlas concede a Shazam o dom da estamina, o tornando mais vigoroso e lhe dando o poder da super resistência.

    Zeus

    O pai dos deuses e rei do Olimpo, Zeus é o Deus do relâmpago e o responsável pela ordem e a justiça na mitologia grega. Deus supremo em relação a espírito, sabedoria e justiça, ele concede a Shazam o dom do poder. Na DC Comics, ele é o pai de Diana, a Mulher Maravilha, de Hércules e alguns outros deuses. É dele que vem a habilidade de soltar raios que Shazam possui.

    Aquiles

    Um herói da Grécia antiga, protagonista de Ilíada e importante participante da Guerra de Troia, Aquiles é conhecido como um dos maiores guerreiros gregos. Na mitologia, ele é tido como invulnerável por ter sido banhado no rio Estige quando bebê, deixando apenas seu calcanhar de fora. Sua morte mais tarde é causada por ser atingido por uma flecha envenenada no calcanhar. O dom que o grande herói mítico concede a Shazam é o da coragem.

    Mercúrio

    O Deus da troca e comércio na mitologia romana, Mercúrio é conhecido como o mensageiro dos deuses, frequentemente comparado com Hermes, da mitologia grega. Conhecido pela rapidez de seus voos, ele concede a Shazam o dom da velocidade. Mercúrio também aparece na animação da DC, Sentinelas do Espaço, onde ele é incialmente um humano que ganha seus poderes de um computador cósmico chamado Sentinela Um.

    Dirigido por David F. Sandberg, a mais nova aventura do Universo Estendido DC conta com Asher Angel, Jack Dylan GrazerMark StrongDjimon Hounsou em seu elenco. Shazam! já está em cartaz nos cinemas por todo o Brasil.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top