Minha conta
    Capitã Marvel: As diferenças dos quadrinhos para o cinema

    Detalhes do primeiro filme de uma heroína da Marvel eram bem diferentes nas HQs.

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Capitã Marvel.

    Não diga que não avisamos.

    Continue por sua conta e risco.

    Os filmes do Universo Cinematográfico Marvel são repletos de referências aos quadrinhos, e com a presença de personagens retirados diretamente das HQs. Mas não se engane, muita coisa é adaptada e modificada. Em Capitã Marvel, é claro, isso também aconteceu.

    Pensando nisso, o AdoroCinema montou uma lista das principais diferentes dos quadrinhos para o cinema no filme estrelado por Brie Larson.

    Carol Danvers

    Marvel

    No filme

    Carol Danvers (Larson) é um piloto de caça que ajuda sua mentora Wendy Lawson (a desertora de Kree chamado Mar-Vell) a testar um motor de velocidade da luz. Enquanto eles tentam escapar do Kree que as atacou, Mar-Vell (Annette Bening) é baleada e Carol atira no motor para destruí-lo a tempo de que não fosse pego pelas pessoas erradas. Na explosão, ela acaba absorvendo o poder do motor, perdendo sua memória no processo.

    Nas HQs

    Carol Danvers era originalmente o chefe de segurança em uma base da Força Aérea americana. Lá ela conhece o Dr. Walter Lawson, que na verdade é a identidade secreta de Mar-Vell. Danvers acaba sendo capturada por um inimigo dele e sofrendo um acidente que mescla seus genes com o DNA Kree, dando-lhe superpoderes. A heroína teve diferentes identidades secretas, desde Miss Marvel até Binária e Warbird, antes de assumir o título de Capitã Marvel em 2012, em homenagem a Mar-Vell. Embora o pano da Força Aérea esteja presente desde a sua estreia quadrinhos, o tema estava longe de ser uma constante como carreira; já que Carol também foi uma pirata do espaço e editora de revistas.

    Nick Fury

    Marvel

    No filme

    A produção mostra um pouco da origem do nosso querido Nick Fury (Samuel L. Jackson) do UCM como um soldado, que virou espião e agente da S.H.I.E.L.D. Ele descobre que existem ameaças extraterrestres e resolve criar a "Iniciativa Protetores", renomeada posteriormente para "Iniciativa Vingadores", ao ver que o apelido de Carol Danvers era "Avenger" (Vingadora, no original). O filme também revela como ele perdeu o olho: com um arranhão da gata/Flerken Goose.

    Nos quadrinhos

    A versão de Samuel L. Jackson do personagem é baseada The Ultimates, a versão dos Vingadores do universo alternativo da era dos anos 2000, mas ainda assim há diferenças em relação à sua história. Nas HQs, Fury lutou em guerras desde à Segunda Guerra Mundial, onde ele foi preso e experimentado, recebendo um soro que lhe deu super força. Ele perdeu os olhos na primeira Guerra do Golfo (não envolvido em Flerkens) e, mais tarde, lideraria os The Ultimates — uma equipe de super-humanos patrocinada pelo governo.

    Goose

    Marvel

    No filme

    Ela é um Flerken, um alienígena que toma a forma de um gato, com poderes que ajudam os heróis quando necessário — é capaz de engolir inimigos e armazenar o Tesseract dentro de si mesma por um tempo.

    Nos quadrinhos

    Não há Goose, a Gata nos quadrinhos da Capitã Marvel. Carol tem, no entanto, um gato chamado Chewie, em homenagem ao Chewbacca de Star Wars. Ele também é um Flerken, um alienígena que se parece e age como um gato, exceto com superpoderes adicionais - que incluem armazenar objetos dentro seu corpo graças a algumas dimensões de bolso úteis. Chewie também pode colocar centenas de ovos para propagar sua espécie. Rocket Racoon, dos Guardiões da Galáxia, certa vez identificou, descontente, o "gato" como uma perigosa espécie alienígena que coloca ovos.

    Mar-Vell

    Marvel

    No filme

    Mar-Vell (Bening) foi um cientista militar que desenvolveu um motor de velocidade da luz. Fingindo ser a humana Wendy Lawson, ela era na verdade uma Kree que estava tentando acabar com a guerra com os Skrulls, e ajudando seus antigos inimigos a tentar escapar para uma nova galáxia. Ela morre, mais ou menos quando Carol ganha seus poderes.

    Nos quadrinhos

    Mar-Vell era o Capitão Marvel original da Marvel — um guerreiro Kree do sexo masculino. Enviado à Terra com a missão de analisar o planeta, ele é atacado por um inimigo e acidentalmente causa a morte do humano Dr. Walter Lawson e, por ser parecido com ele, assume sua identidade. Assim, ele se voltou contra seu povo e defendeu a Terra contra os Kree por anos, trazendo os Vingadores para a guerra dos Kree/Skrull e, finalmente, morreu de um câncer causado por uma exposição a um gás nocivo lançado pelo vilão Nitro.

    Talos

    Marvel

    No filme

    O Skrull Talos (Ben Mendelsohn) acaba se revelando como um soldado refugiado que está apenas tentando ajudar sua família a encontrar um novo lar.

    Nos quadrinhos

    Talos é um personagem relativamente pequeno entre os Skrulls conhecidos das HQs. Conhecido como Talos, o Domado — em referência à vez em que foi capturado pelos Kree durante a guerra entre os Kree e os Skrull. Ele apareceu pela primeira vez num quadrinho do Incrível Hulk, nos anos 90, como um convidado de um casamento deprimido cuja tentativa de suicídio foi interrompida pelo Hulk, levando a uma luta que melhorou sua posição perante a cultura Skrull. Desde então, ele reapareceu algumas vezes como coajuvante em diversas revistas, inclusive na recente série de quadrinhos Howard, o Pato.

    Yon-Rogg

    Marvel

    No filme

    Interpretado por Jude Law, Yon-Rogg é apresentado como um mentor e treinador para Vers (Carol Danvers quando ainda acreditava que era uma Kree). A reviravolta do filme mostra que Yon-Rogg é na verdade quem atacou Carol Danvers e sua mentora, a fim de roubar a fonte de energia do motor de velocidade da luz e continuar a guerra com os Skrulls.

    Nos quadrinhos

    Yon-Rogg é um personagem importante nas aventuras de histórias em quadrinhos de Carol Danvers; mais especificamente um vilão. Líder da equipe da Força Expedicionária Kree, ele tinha inveja em relação a Mar-Vell e queria devolver os Kree aos seus antigos modos de guerra. Inclusive, foi uma disputa entre os dois que originalmente deu a Carol Danvers seus superpoderes. Yon-Rogg tentou usar um dispositivo Kree conhecido como Psyche-Magnetron, e Carol — chefe de segurança em uma instalação da NASA nas proximidades — estava muito perto quando o dispositivo explodiu. Enquanto Yon-Rogg foi dado como morto, posteriormente foi revelado que sua psique estava ligada a de Carol, e ela a atormentava a heroína, manipulava suas memórias e lhe causava amnésia.

    Inteligência Suprema

    Marvel

    No filme

    A Inteligência Suprema é uma espécie de inteligência artificial que comanda o Império Kree. Qualquer membro da espécie (inclusive Carol Danvers quando era Vers) pode se comunicar com ela. A Inteligência Suprema se apresenta como a pessoa que o Kree mais admira. Enquanto Capitã Marvel vê sua mentora, Wendy Lawson, outros Kree veem pessoas diferentes.

    Nos quadrinhos

    A Inteligência Suprema das HQs também é uma inteligência artificial criada para comandar o Império Kree, programada com o intelecto das maiores mentes da história dos Kree. Ao contrário do filme, nas HQs, a Inteligência Suprema é uma cabeça verde gigante com tentáculos ao invés de cabelos, que flutua em um tanque gigante cheio de líquido, e dá ordens para quem estiver na frente. Ela também tem poderes telepáticos.

    Maria Rambeau

    Marvel

    No filme

    Maria Rambeau (Lashana Lynch) é uma piloto de caça que trabalhava ao lado de Wendy Lawson, melhor amiga de Carol Danvers, e mãe de Monica.

    Nos quadrinhos

    A Maria Rambeau das HQs só tem uma coisa em comum com sua personagem das telas: ela tem uma filha chamada Monica. Nos quadrinhos, Maria é uma antiga costureira e modista que não foi totalmente favorável à carreira de super-heroína de sua filha — sim, nas HQs, Monica Rambeau foi a primeira Capitã Marvel, desde os anos 1980 — mas ainda assim deixar a moça usar sua loja de roupas para colocar seu uniforme quando necessário.

    Isso nos leva a...

    Monica Rambeau

    Marvel

    No filme

    Monica (Akira Akbar) é filha de Maria, considera Carol sua tia, é determinada, tem compaixão, e mostra uma forte aptidão para heroísmo e engenharia.

    Nos quadrinhos

    Monica Rambeau foi a primeira personagem feminina dos quadrinhos da Marvel a adotar o nome de Capitã Marvel, sendo uma das principais heroínas mulheres e de cor da empresa nos anos 80. Ela se juntou aos Vingadores, e inclusive liderou o time por breve período. Oficial da patrulha portuária de Nova Orleans, ela ganhou seus poderes após um acidente envolvendo uma máquina experimental extraída de energias extra-dimensionais, e como resultado, ela podia se transformar em qualquer forma de energia imaginável. Embora outros tenham adotado o nome de Capitã Marvel, Monica permanece ativa como uma super-heroína, tendo diferentes identidades secretas, entre elas, Spectrum, Pulsar e Fóton — este é o apelido que sua mãe usa no filme da Capitã Marvel.

    E aí, notou mais alguma diferença entre o filme e os quadrinhos? Conte para a gente nos comentários. 

    Capitã Marvel está em cartaz nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top