Minha conta
    Festival de Berlim 2019: One Second, novo filme de Yimou Zhang, é retirado da competição oficial

    "Razões técnicas" excluíram o longa do diretor de Herói da mostra alemã.

    A competição pelo Urso de Ouro do Festival de Berlim 2019 acaba de ser reduzida. De acordo com informações da Variety, confirmadas pela direção da Berlinale, One Second, novo filme de Yimou Zhang (Herói), foi retirado da competição oficial. "Razões técnicas" motivaram a retirada da produção da programação da mostra alemã; para substituir a ausência de One Second, a Berlinale exibirá um título anterior — Herói, provavelmente — da filmografia do realizador chinês.

    Segundo a direção do festival, Zhang ainda não finalizou a obra. Especula-se, por outro lado, que o filme, que tecnicamente poderia ser exibido como work in progress, tenha sido retirado da programação por questões políticas. Uma vez que o longa, descrito pelo diretor como um tributo ao cinema, é ambientado entre os anos de 1966 e 1976, boatos acerca de uma possível censura do projeto surgiram.

    O recorte temporal em questão diz respeito à era da Revolução Cultural chinesa, considerada um tema tabu no Reino Médio. Tal explicação para a exclusão de One Second da Berlinale 2019 faria sentido, uma vez que o atual presidente da China, Xi Jinping, vem exercendo um controle de ferro sobre as produções culturais chinesas.

    O Festival de Berlim 2019 chegará ao fim no próximo dia 17 — continue ligado na cobertura completa do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top