Minha conta
    Festival de Berlim 2019: Comédia dramática da Macedônia é boa candidata ao prêmio de melhor roteiro

    O segundo filme da Berlinale com "Deus" no título, depois de By the Grace of God.

    No quarto dia da Mostra Competitiva do 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, nenhum filme se tornou o franco favorito ao Urso de Ouro até agora. O mongol Öndög se mantém como líder da tabela coletiva de críticos da Screen - e seria o nosso preferido também -, mas fica a torcida pela exibição de algum título ainda mais contundente.

    O macedônio God Exists, Her Name is Petrunya (imagem acima) é um dos concorrentes. Na comédia dramática da diretora Teona Strugar Mitevska, uma mulher marginalizada por estar solteira e desempregada vence uma gincana religiosa reservada aos homens.

    O fato desperta um escândalo na cidadezinha onde mora, e durante algumas horas, a mulher terá que enfrentar a fúria dos homens da região. Embora traga uma bela atuação e simbologias bem conduzidas pelo roteiro, o filme se enfraquece devido às escolhas pouco inspiradas da direção. Mesmo assim, seria um bom candidato ao Urso de Prata de melhor roteiro.

    O alemão/isralense The Operative, de Yuval Adler, despertou a atenção da mídia local pela presença de Diane Kruger no papel principal e pela adaptação do livro de espionagem "The English Teacher", de Yiftach Reicher Atir. 

    O projeto busca reproduzir todos os códigos hollywoodianos do gênero - trilha sonora de orquestra ininterrupta, montagem acelerada para gerar tensão, uma intricada trama geopolítica envolvendo Irã, Israel e Alemanha - mas soa como uma cópia menos inspirada das produções de Paul Greengrass. Não por acaso, foi exibido fora de competição - ou seja, não concorre a prêmios.

    O dia 11 de fevereiro trará dois concorrentes promissores: Ghost Town Anthology, do sempre ousado Denis Côté, e A Tale of Three Sisters, fábula feminina passada na Turquia.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top