Minha conta
    5 monstros que já tentaram destruir a humanidade

    Um dia eles conseguem, basta acreditar nos seus sonhos.

    Há uma coisa em comum entre boa parte dos grandes blockbusters recentes, para além das cifras astronômicas dispensadas na produção: o fato de que, mais cedo ou mais tarde, toda a humanidade torna-se alvo de um monstro ou de um grupo de criaturas cujo único objetivo é eliminar, de uma vez por todas, a raça humana da face da Terra. Para nossa sorte, no entanto, eles ainda não conseguiram isso — a não ser por Thanos (Josh Brolin), é claro.

    Por isso, como ainda estamos vivos e seguimos por aqui, é hora de relembrar 5 criações clássicas das telonas que tentaram destruir toda a humanidade:

    GODZILLA

    Surgido em meados dos anos 1950, o Godzilla é uma das bestas mais icônicas da sétima arte, muito por causa de seu imenso poder de destruição, muito por causa de toda a simbologia por trás do lagartão nipônico — afinal de contas, o inimigo de Millie Bobby Brown em Rei dos Monstros incorpora os horrores sofridos pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial em decorrência do bombardeio nuclear. Parte monstro trash e parte bicho hollywoodiano, o Godzilla foi uma forma encontrada para traduzir a dura realidade que não pôde ser compreendida pela população oriental à época. Um verdadeiro ícone dos cinemas há 60 anos, cuja relevância jamais foi perdida e/ou suavizada.

    GUERRA DOS MUNDOS

    As adaptações de "A Guerra dos Mundos" (ed. Suma), clássico de H.G. Wells, são conhecidas ou por assustar a população até os ossos ou por fazer comentários simbólicos sobre o caos social e político do pós-11 de setembro — a peça de rádio de Orson Welles e o filme de Steven Spielberg, respectivamente — seguem a receita dos horrores alienígenas mais tradicionais: neste caso, uma tropa de marcianos invade nosso planeta e ameaça a humanidade com um arsenal de poderosas armas e ferramentas, muito mais avançadas do que as desenvolvidas pelos seres humanos. Mas só porque já vimos bastante destes E.T.s por aí na cultura popular, isso não quer dizer que eles não tenham poder para aniquilar a qualquer momento. Tom Cruise que nos salve.

    O HOSPEDEIRO

    Monstros marinhos nem sempre são tubarões gigantes, como Spielberg nos fez acreditar. Ocasionalmente, eles são apenas criaturas mutantes e imensas como a nojenta e sanguinária besta no centro de O Hospedeiro, um dos maiores hits da carreira do sul-coreano Bong Joon-Ho (Okja). Este peixe demoníaco, cuja espécie foge ao entendimento, sequestra pessoas para fazer seus lanchinhos com calma nos subterrâneos e esgotos da cidade. Aterrorizante, a coisa também é uma representação direta de uma ideia: ativista do meio-ambiente e roteirista satírico, Joon-Ho decidiu atacar, em O Hospedeiro, a poluição desmedida causada por megacompanhias e pelo governo, raiz da criação do anfíbio mutante.

    KAIJUS

    Os kaijus do universo Círculo de Fogo criado por Guillermo del Toro podem ser "primos pobres" do Godzilla, mas isso não diminui o impacto causado pelas violentas criaturas gigantes, que só podem ser derrotadas pelos Jaegers. Variando em tamanho, os monstros desenhados pelo cineasta mexicano ganhador do Oscar chegam ao nosso mundo através de uma fenda interdimensional e são uma verdadeira combinação entre as influências do cinema de monstros e o repertório visual do visionário del Toro. Além de terem o desejo de destruir a humanidade, os kaijus  — que estão à espreita no TelecinePlay — querem utilizar nosso planeta para estabelecer uma nova colônia para sua raça alienígena. É melhor não arriscar com essas criaturas e matá-las logo de uma vez.

    PREDADORES

    Retornando às telonas em 2018 mesmo em que uma reinterpretação do clássico da porradaria oitentista, os monstros-titulares de O Predador, filme do subversivo Shane Black (Homem de Ferro 3), seguem assustadores como sempre. Caçadores natos, os alienígenas chegam à Terra neste reboot quando o pequeno Rory McKenna (Jacob Tremblay) os "convida" por acidente. A partir daí é cada um por si e os deuses — leia-se: Arnold Schwarzenegger e seu arsenal de frases feitas — que nos acudam contra a capacidade que os Predadores têm de ficar invisíveis e seus faros como assassinos; caçadores por esporte, tudo o que eles querem é destruir os humanos. Alugue O Predador já pelo controle remoto, no NOW. Você pode alugar na hora que quiser, sem sair de casa, e o filme fica disponível por 48 horas.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top