Minha conta
    Jurassic Park e O Iluminado estão entre os filmes selecionados em 2018 para a lista do National Film Registry

    Compilação organizada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos elege 25 títulos por ano para preservação.

    A história não é constituída apenas pelo que passou, mas também pela forma como os itens e acontecimentos que antecedem o presente são preservados. Por isso, para fomentar a criação da memória cinematográfica nos Estados Unidos, a Biblioteca do Congresso do país comandado por Donald Trump elege anualmente 25 títulos "visualmente, historicamente ou esteticamente significantes" para adentrar a posteridade, como Jurassic Park e O Iluminado, dois dos selecionados de 2018 (via Variety).

    Agora composto por 750 filmes entre longas, médias e curtas, o National Film Registry (Registro Nacional de Filmes, em tradução livre) é um catálogo de produções relevantes pinçadas cuidadosamente pelos membros da Biblioteca estadunidense; o processo garante, consequentemente, que as obras sejam conservadas pelos padrões do Congresso. Trazendo produções desde a era do cinema mudo aos populares clássicos de Hollywood, a lista também será agraciada pela presença de longas como Nos Bastidores da NotíciaO Segredo de Brokeback Mountain e My Fair Lady, alguns dos outros membros da classe de 2018.

    Vale notar que a turma deste ano também é composta por projetos raríssimos, como os curtas Hair Piece: A Film for Nappy-Headed People, de 1984, e Something Good — Negro Kiss, de 1898. O primeiro foi produzido por Ayoka Chenzira, uma das primeiras animadoras negras de Hollywood; a relevância do segundo, por sua vez, é apresentar cenas de intimidade entre negros nas telas pela primeira vez. Smoke Signals, primeiro longa escrito, dirigido e produzido por nativos americanos, é outro destaque.

    Confira a seguir todos os eleitos para o catálogo do National Film Registry em 2018, sem ordem definida:

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top