Minha conta
    Viola Davis: Como começou a carreira da atriz de As Viúvas e How to Get Away With Murder?

    Dos palcos americanos ao Oscar e à televisão.

    Nesta semana, chega aos cinemas o novo filme estrelado por Viola Davis: As Viúvas, suspense sobre as esposas de ladrões assassinados que se unem para completar os planos não terminados pelos maridos. Com a atuação elogiada pelos críticos, ela se torna candidata ao próximo Oscar.

    Mas é possível que muitos cinéfilos sequer conhecessem o nome de Viola Davis dez anos atrás. A atriz possui uma trajetória de superação, despontando no cinema bem mais tarde que os grandes nomes de Hollywood. 

    Confira abaixo algumas passagens da vida de Viola Davis antes de As ViúvasHow to Get Away With Murder e Um Limite Entre Nós

    1. Primeiros papéis depois dos 30 anos

    Nascida em 1965, Viola Davis só conquistou os seus primeiros papéis no cinema aos 31 anos de idade, e mesmo assim, em produções pequenas - ela começou com uma pontinha em The Substance of Fire. Você sabia que a voz interrogando Danny Ocean (George Clooney) no início de Onze Homens e um Segredo (2001) é dela? A atriz sequer foi creditada por essa participação. Mesmo assim, o interesse pelas artes dramáticas nasceu cedo, nos tempos da escola. Ela se graduou na prestigiosa escola Juilliard em 1993.

    2. Uma infância difícil

    "Eu cresci na pobreza, em apartamentos precários, infestados de ratos. Eu sempre quis ser alguém. Só queria ser boa em algo". Durante a premiação do Oscar, a atriz revelou seu difícil passado. Quando tinha dois anos de idade, Davis foi levada à prisão junto de sua mãe, presa durante uma manifestação. Mary Alice Davis era uma ativista pelos direitos civis dos negros, o que certamente influenciou o ponto de vista político da atriz na fase adulta. 

    3. Atriz coadjuvante?

    Davis demorou um tempo considerável até conquistar um papel de peso nos cinemas. Durante vários anos, ela teve participações em Irresistível Paixão (1998), Traffic (2000), Louca Terapia (2001), Kate & Leopold (2001) e Longe do Paraíso (2002), interpretando geralmente policiais, assistentes sociais e militares. Algumas dessas personagens sequer tinham um nome. O diretor que mais apostou na atriz foi Steven Soderbergh - nesta primeira fase da carreira de Davis, eles trabalharam juntos em cinco produções diferentes.

    4. Indicação ao Oscar por uma cena só

    A reviravolta na carreira da atriz ocorre num projeto cercado por estrelas. Dúvida (2008) tem Meryl StreepPhilip Seymour HoffmanAmy Adams nos papéis principais, e mesmo assim Viola Davis conseguiu se destacar em uma única cena. Ela interpreta a mãe do garoto possivelmente abusado por um padre. Por este papel, ela foi indicada ao Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e National Board of Review, e passou a integrar a Academia do Oscar

    5. Vitória nos palcos e drama racial

    Enquanto isso, a carreira no palco também decolava. O papel na peça "Fences", em 2010, lhe rendeu um novo prêmio Tony, justamente pela história que seria adaptada ao cinema seis anos mais tarde. Em 2011, foi escalada no drama racial Histórias Cruzadas, ao lado de Octavia Spencer, Jessica ChastainEmma Stone e Bryce Dallas Howard. Novamente, ela recebeu uma indicação ao Oscar, embora o filme tenha recebido críticas pela trama de uma garota branca "salvando" os negros. Anos mais tarde, Davis revelou seu arrependimento pela participação no filme.

    6. Cuidado com Annalise Keating

    Depois do teatro e do cinema, faltava um papel de destaque na televisão. A oportunidade veio com uma nova série escrita por Shonda Rhimes, uma das autoras mais prestigiadas da atualidade, e conhecida por dar protagonismo a atrizes negras. How to Get Away With Murder gira em torno de uma excelente advogada e professora de direito, Annalise Keating, envolvida em crimes acobertados por seus conhecimentos legais. A série registrou audiência altíssima nas primeiras temporadas, rendendo um Emmy e duas indicações ao Globo de Ouro para a atriz.

    7. Oscar!

    Em sua terceira indicação ao Oscar, Viola Davis venceu a estatueta pela adaptação cinematográfica da peça "Fences", batizada Um Limite Entre Nós no Brasil. O prêmio veio no momento em que a Academia se reestruturava de modo a enfim recompensar atores, atrizes e demais profissionais negros por seu trabalho em Hollywood. Além do Oscar, o papel de dona de casa numa sociedade conservadora lhe rendeu um Globo de Ouro, SAG Award e BAFTA.

    8. A tríplice coroa

    Com o Oscar, Davis se tornou apenas a 15ª atriz de todos os tempos a vencer a "tríplice coroa" da atuação, acumulando um Oscar (cinema), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Entre os raros vencedores desta recompensa estão Jessica LangeAl Pacino e Frances McDormand, embora Davis tenha sido a primeira atriz negra a entrar para o grupo. No total, ela recebeu dez indicações aos prêmios principais de atuação. Em 2017, ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

    9. Super Viola contra os vilões da DC

    Habituada aos dramas e produções independentes, Viola Davis ainda precisava de um blockbuster para ser conhecida pelo público médio no cinema. A oportunidade veio com a produção de super-herói (ou super-vilões, como preferir) Esquadrão Suicida, em 2016, no qual ela interpreta a poderosa oficial da inteligência americana Amanda Waller, responsável por manter os vilões na prisão, e idealizadora do projeto que os transforma em combatentes de outros vilões.

    10. Produtora, escritora, porta-voz

    Davis decidiu expandir a carreira de atriz, abrindo uma produtora junto do marido e ator Julius Tennon. A JuVee Productions é responsável por filmes como Lila & Eve - Unidas pela Vingança e pela série The Last Defense. Em 2018, publicou o seu primeiro livro infantil, "Corduroy", que traz uma garotinha negra em papel de destaque ao lado do protagonista urso. Ela também contribui a associações que combatem a pobreza e financia o curso de teatro da Central Falls High School, onde estudou quando criança.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top