Minha conta
    Oscar 2019: Documentários sobre impeachment de Dilma Rousseff e acidente da Chapecoense estão pré-indicados

    Piripkura é a outra não-ficção que representa o Brasil na lista de 166 títulos pré-nomeados à disputa.

    Conforme o ano se aproxima do fim, vão desenhando-se as disputas do Oscar, especialmente as das categorias baseadas em listas de pré-indicados. Agora, além da corrida pelo troféu de Melhor Filme Estrangeiro, a competição de Melhor Documentário também começa a tomar forma. E das 166 produções pré-nomeadas ao caneco, três têm o DNA brasileiro: O Processo, de Maria Augusta Ramos, sobre o impeachment de Dilma Rousseff; Piripkura; e Nossa Chape, dos irmãos estadunidenses Jeff e Michael Zimbalist, acerca do desastre aéreo que vitimou quase toda a equipe da Chapecoense, em 2016.

    O caminho dos títulos nacionais para repetir o feito de O Sal da Terra (indicado em 2015), no entanto, não será nada fácil. Neste ano, muitos documentários encontraram grande sucesso nas bilheterias dos Estados Unidos e com a recente ideia de fundar a categoria de Melhor Filme Popular, está claro que a Academia está mais preocupada do que nunca com a recepção de seus nomeados por parte do público. Assim, alguns dos favoritos dos espectadores de documentários, como Won’t You Be My Neighbor? e RBG, podem já ter largado na frente por uma das cinco vagas finais.

    Dentre os outros fortes concorrentes, também devem ser citados Três Estranhos Idênticos, Free Solo, Crime + Punishment, Amazing Grace, Be NaturalJane Fonda em Cinco Atos e A Valsa de Waldheim. Vale lembrar ainda que cineastas consagrados como Michael Moore (Fahrenheit 11/9) e Rithy Pahn (Túmulos Sem Nome) também estão brigando para chegar à próxima lista de corte, que será anunciada no dia 15 de dezembro. A seleção final, por sua vez, fica para o dia 22 de janeiro.

    O Oscar 2019 ocorre na noite do dia 24 de fevereiro — fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top