Minha conta
    De Perto Ela Não é Normal: Adaptação de Suzana Pires é o primeiro filme nacional a adotar a “cláusula de inclusão” (Visita a set)

    Medida popularizada no discurso de Frances McDormand no Oscar visa a ampliar a diversidade nos sets. Com o retorno de Angélica aos cinemas, longa é baseado na peça homônima e traz Pires em três papéis.

    À primeira vista, ela até que é bem normalzinha. Suzie é uma mulher de quarenta e poucos anos, casada, com duas filhas, que seguiu direitinho a cartilha que a mãe escreveu. Por que, então, “De Perto Ela Não é Normal”? Esse é o nome da comédia adaptada da peça homônima, escrita e estrelada pela atriz Suzana Pires, que vive três personagens no longa. (E não, isso não é normal). O AdoroCinema acompanhou um dia de filmagem, uma cena que reproduzia a ceia de Natal na casa da protagonista. Confira no vídeo acima.

    “A Suzie acredita intensamente e vive intensamente. E isso chega em um momento em que ‘pula’ do normal”, tenta explicar a atriz idealizadora do projeto que, na peça, um monólogo, dava vida a 15 (!) personagens.

    Ellen Soares

    O filme é produzido, dirigido, escrito e protagonizado por mulheres. E não à toa. Essa é a primeira produção nacional a adotar a cláusula de inclusão, aquela mesma que a atriz Frances McDormand mencionou no Oscar. A medida estipula que qualquer membro da produção de um filme pode pode exigir a contratação de um determinado percentual de profissionais (mulheres, por exemplo) visando à diversidade.

    “Hoje eu diria que [a cláusula] é tão importante quanto captação, tão importante quanto um bom roteiro, porque obriga a gente a repensar o que a gente costuma fazer”, atesta Suzana. “Por exemplo: ‘Ah gente, quem é que vai fazer a trilha?’, ‘Ah, só tem fulano, fulano e fulano’. ‘Tá, mas não tem uma fulana?’ A composição da sua equipe é o que você vai dar para o mundo”.

    Ellen Soares

    Afastada dos cinemas há quase uma década (desde Xuxa em o Mistério de Feiurinha), Angélica vive Rebeca, “uma pessoa muito exuberante, muito vaidosa, um pouco fútil, mas muito querida também”. “Uma figura bem diferente de mim, por isso, achei legal”, conta a atriz/ apresentadora, que não hesitou quando recebeu o convite da amiga Suzana: “Ela me chamou e eu nem li, nem sabia o que era, eu falei: ‘Eu faço’. ‘Ah, mas você não quer ver o roteiro?’ E eu falei: ‘Depois eu vejo’”.

    Dirigido por Cininha de Paula (Crô em Família), o longa, uma produção da Escarlate Conteúdo Audiovisual, ainda não tem data de estreia. E conta, no elenco, com nomes como Maria Clara Gueiros, Ivete Sangalo, Cristina Pereira, Heloísa Périssé, Gaby Amarantos, Jane di Castro, entre outras e outros, como Marcelo Serrado (o ex de Suzie) e Henri Castelli (o atual).

    No fim, eles contam o que não pode faltar numa ceia de Natal. Anota aí.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top