Minha conta
    CineBH 2018: Com clássicos e novidades do cinema em sessões gratuitas, festival mineiro começa hoje

    Com sessões de longas e curtas, debates, palestras e encontros voltados para o mercado, evento vai exibir 75 filmes. A produção Sol Alegria, premiada na Mostra de Tiradentes, será o filme de abertura.

    Com sessões gratuitas, começa nesta terça-feira (28), a CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O festival mineiro dos mesmos organizadores da Mostra de Tiradentes e da Cine OP chega a sua 12ª edição em 2018 terá, em sua noite de abertura, a pré-estreia nacional da comédia anarquista Sol Alegria (foto), premiada no Olhar de Cinema e exibida no Cine Ceará.

    A abertura da CineBH acontece às 19h no Cine Theatro Brasil Vallourec. A sessão terá a presença do cantor Ney Matogrosso, presente no elenco de Sol Alegria.

    De acordo com a organização do evento, o festival terá a exibição de 75 filmes nacionais e internacionais, entre pré-estreias e sessões retrospectivas. As produções representam 13 estados brasileiros (BA, CE, DF, ES, GO, MG, RJ, SP, PB, PE, PR, RS e SC) e 13 países – Brasil, Alemanha, Portugal, Argentina, Chile, EUA, México, República Dominicana, Qatar, Colômbia, Cuba, Bolívia e Uruguai.

    A Mostra Contemporânea reúne filmes como o documentário Espera, de Cao Guimarães; o drama Baixo Centro (melhor filme da Mostra de Tiradentes deste ano), de Samuel Marotta e Ewerton Belico; o drama Abaixo a Gravidade, de Edgard Navarro; e o terror A Mata Negra, de Rodrigo Aragão.

    Os curadores Francis Vogner dos Reis, Pedro Butcher e Marcelo Miranda definiram para a mostra Pontes Latino-Americanas a temática de filmes que abordam "a própria condição de continente periférico e colonizado" de maneiras instigantes. Nesta mostra, um dos destaques será La Flor, filme argentino de 14 horas dirigido por Mariano Llinás. O longa-metragem foi dividido em três partes que serão exibidas em dias diferentes. A exibição de La Flor também marca a homenagem à produtora El Pampero Cine, que receberá o Troféu Horizonte. A honraria será recebida pela produtora Laura Citarella, que também vai representar o filme A Mulher dos Cachorros, dirigido por ela e Verónica Llinás.

    Outra mostra importante da edição deste ano da CineBH é a Clássicos na Praça, que oferece sessões de grandes produções do cinema internacional que comemoram um signifcativo aniversário de lançamento. Os filmes que serão exibidos são Superman – O Filme (Richard Donner, 1978); O Submarino Amarelo (George Dunning, 1968); Os Embalos de Sábado à Noite (John Badham, 1978) e Corra que a Polícia Vem Aí! (David Zucker, 1988). As sessões serão realizadas no bairro de Santa Tereza, onde a CineBH começou.

    Para maiores informações sobre sessões e horários, acesse o site oficial da CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top