Minha conta
    Cine Ceará 2018: Eduardo Galeano Vagamundo resgata a obra poética do escritor uruguaio

    Já Amália, a Secretária representou a Colômbia com um humor agridoce.

    No 28º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, a noite de 7 de agosto foi a primeira a apresentar dois longas-metragens da mostra competitiva, de uma só vez: o documentário brasileiro Eduardo Galeano Vagamundo e a comédia colombiana Amália, a Secretária.

    Thiago Gaspar / Divulgação

    Eduardo Galeano Vagamundo, de Felipe Nepomuceno, parte de uma entrevista concedida pelo escritor uruguaio a jornalista Eric Nepomuceno. O material, por si só, já desperta grande interesse pela maneira despojada e bem articulada com que o autor de "O Livro dos Abraços" fala sobre a sua visão do mundo e da literatura.

    O cineasta intercala os belos episódios narrados pelo personagem com leituras de seus textos e cenas poéticas sobre a natureza. O resultado é uma obra coesa, contemplativa, ainda que não muito original. Ao apresentar a obra no palco do Cineteatro São Luiz, Nepomuceno dedicou a obra a Fernando Birri e a Belchior.

    Leia a nossa crítica

    Thiago Gaspar / Divulgação

    Amália, a Secretária mudou os rumos da noite com uma comédia de costumes simples, focada na vida entediante da funcionária de uma empresa de produtos elétricos. O diretor Andrés Burgos constrói uma obra singela, com olhar melancólico às classes desfavorecidas.

    A atriz Marcela Benjumea, ícone do cinema colombiano, apresentou o filme à plateia cearense, antes de demonstrar grande desenvoltura para este tipo de humor que privilegia desconfortos e silêncios. O público presente respondeu muito bem à comédia, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

    Leia a nossa crítica.

    O 28º Cine Ceará continua na noite de 8 de agosto com a exibição do longa-metragem Che, Memórias de um Ano Secreto, de Margarita Hernández, fora de competição, além dos curtas-metragens O Vestido de Myriam, de Lucas H. Rossi, Nova Iorque, de Leo Tabosa e A Canção de Alice, de Bárbara Cariry.

    Leia as nossas críticas do 28º Cine Ceará:

    Amália, a Secretária

    O Barco

    Cabras de Merda

    Eduardo Galeano Vagamundo

    Petra

    Sol Alegria

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top