Minha conta
    Conheça 15 filmes sobre o autismo

    Dakota Fanning, Leonardo DiCaprio, Dustin Hoffman e Sigourney Weaver já interpretaram personagens autistas.

    Abril é considerado o mês de Conscientização do Autismo e a estreia da comédia dramática Tudo que Quero nos cinemas não poderia ter escolhido época melhor, visto que Dakota Fanning interpreta uma jovem portadora deste transtorno neurológico.

    Pensando nisso, o AdoroCinema preparou uma lista com 15 filmes que exploram o autismo e a Síndrome de Asperger, transtorno neurobiológica mais brando que integra o espectro autista. Os longas — entre documentários, ficções e animações — exploram a forma singular de interação e expressão dessas pessoas.

    Qual é a sua produção preferida? Lembrou de outra obra que ficou fora da lista? Diga nos comentários!

    1. Tudo que Quero (2017)

    Dakota Fanning interpreta Wendy, uma jovem portadora de autismo submetida a uma rotina diária. Fã de Star Trek, ela deseja participar de uma competição de escrita. Decidida a entregar seu manuscrito, ela dribla sua cuidadora e sua irmã (Toni Collette), partindo em uma aventura sozinha.

    Tudo que Quero
    Tudo que Quero
    Data de lançamento 26 de abril de 2018 | 1h 33min
    Criador(es): Ben Lewin
    Com Dakota Fanning, Alice Eve, Toni Collette
    Imprensa
    2,7
    Usuários
    3,3

    2. Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993)

    Primeira indicação ao Oscar de Leonardo DiCaprio, na época com 19 anos, o filme traz o ator interpretando Arnie, o irmão caçula autista de Gilbert Grape (Johnny Depp). Após a morte do pai, Grape precisa cuidar do irmão e da mãe (Darlene Cates), além de sustentar a família. Sem entender as expectativas sociais, Arnie sempre se mete em algum problema, sendo super-protegido pelo irmão.

    3. Vida, Animada (2016)

    Neste documentário, conhecemos a história de Owen Suskind, um menino autista que ficou imerso em sua solidão por anos, até se envolver com os filmes animados da Disney. A família começou a interagir com ele através dos diálogos e canções das animações.

    4. Rain Man (1999)

    Raymond (Dustin Hoffman) é um homem autista com grandes habilidades matemáticas, cuja existência era desconhecida pelo irmão Charlie (Tom Cruise) até a morte do pai deles. Hoffman foi premiado como Melhor Ator no Oscar pela atuação no filme, que levou para casa outras três estatuetas.

    5. Um Certo Olhar (2006)

    Alex (Alan Rickman) dá carona a uma jovem e eles sofrem um acidente de carro, ocasionando a morte da garota. Decidido a encontrar a mãe dela, Alex vai até a casa de Linda (Sigourney Weaver), uma mulher autista, que recebe a má notícia. Ela pede para Alex ficar até o funeral e os dois acabam desenvolvendo uma amizade, ela com suas singularidades e ele com seu próprio trauma.

    6. O Nome Dela é Sabine (2007)

    Neste documentário, a atriz francesa Sandrine Bonnaire conta a história de Sabine, sua irmã mais nova que é autista. O longa conta com filmagens feitas ao longo de 25 anos e expõe as consequências dramáticas que os pacientes com este distúrbio neurológico podem sofrer em instituições especializadas despreparadas.

    7. Temple Grandin (2010)

    Premiada no Emmy e no Globo de Ouro, Claire Danes interpreta Temple Grandin, uma cientista norte-americana que superou as adversidades do autismo. Com seu doutorado, ela revolucionou o manuseio do gado, criando técnicas que ajudaram a indústria pecuária. Para viver essa mulher na telonas, Danes passou conviveu com Gradin.

    8. Mary & Max - Uma Amizade Diferente (2009)

    Primeira animação a abrir o Festival de Sundance, o filme centra na amizade de uma solitária menina de oito anos e um homem de 44 anos com Síndrome de Asperger. Moradores de continentes diferentes, eles trocam cartas e desenvolvem uma amizade singular. Dirigido por Adam Elliot e com dublagem dos atores Philip Seymour Hoffman e Toni Collette.

    Continua na próxima página!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top