Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Embargado pela justiça, The Man Who Killed Don Quixote ganha primeiro teaser
    Por Andressa Araújo — 5 de abr. de 2018 às 13:15

    Longa de Terry Gilliam enfrenta problemas em sua fase de desenvolvimento por quase duas décadas e não será exibido em Cannes.

    O primeiro teaser de The Man Who Killed Don Quixote acaba de ser divulgado, lembrando a todos que esse filme realmente existe! O projeto, há 18 anos em desenvolvimento, está nas mãos da Justiça francesa devido a um desentendimento entre o diretor Terry Gilliam e o produtor Paulo Branco. Apesar do teaser, o longa teve sua data de estreia adiada pela Justiça e, por isso, não será exibido no Festival de Cannes.

    Tudo começou quando Branco comprou os direitos de autor-diretor da trama de Dom Quixote por meio de sua empresa Alfama Films. A ideia era que, em troca, o produtor mantivesse a data da filmagem em outubro de 2016 e respeitasse as decisões artísticas de Gilliam. No entanto, ainda na fase de pré-produção, as filmagens foram suspensas diante de desacordos entre os dois.

    Foi aí que o diretor de Os 12 Macacos gravou seu longa-metragem entre março e julho do ano passado com outra produtora, a espanhola Tornasol. Ele também entrou com um procedimento na Justiça para anular o contrato firmado com Branco, mas, em 19 de maio de 2017, um tribunal de Paris se pronunciou em primeira instância em favor do produtor. O próximo julgamento será em 15 de junho, o que significa que o longa não poderá participar do Festival de Cannes, que acontecerá em maio. 

    Nesta quarta-feira, o cineasta revelou que Branco lhe pede uma compensação de 3,5 milhões de euros por um trabalho que ele não fez: "Branco emprega toda sua energia e seu tempo em impedir que este filme seja visto. (...) Suas petições são ridículas (...) Tenta arrecadar o máximo com um filme que não produziu", disse Gilliam.

    Branco, por sua vez, disse que o longa foi filmado ilegalmente e rebate as acusões do diretor: "É absolutamente falso, as decisões que devem ser tomadas sobre as quantias serão definidas evidentemente em uma mesa de negociação", replicou.

    O desentendimento com Paulo Branco não é o primeiro problema a atingir a adaptação cinematográfica da obra de Miguel de Cervantes. As desventuras de Gilliam começaram em 2000, quando precisou suspender as filmagens por causa de uma inundação no set de gravação, refilmagens e também depois que Jean Rochefort, que na época iria atuar no filme, foi diagnosticado com hérnia de disco.

    The Man Who Killed Don Quixote gira em torno de um diretor de comerciais de TV, Toby (Adam Driver), que viaja à Espanha para uma filmagem e acaba recebendo um filme amador de um cigano. Encantado com o filme adaptado da história de Dom Quixote, ele não descansa até encontrar a pequena cidade que serviu de locação para a obra. No entanto, em sua viagem de volta ao século XVII ele encontra Dom Quixote (Jonathan Pryce).
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Dora Sales
      Pior é que adorei o trailer =DQuero ver esse filme!
    Mostrar comentários
    Back to Top