Minha conta
    Stéphane Audran, estrela de A Festa de Babete, morre aos 85 anos

    Atriz francesa foi musa do cineasta Claude Chabrol.

    Faleceu na França Stéphane Audran, ganhadora do prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim 1968 por As Corças e protagonista de A Festa de Babette, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 1988.

    Nascida em Versailles em 1932, Stéphane se destacou inicialmente no teatro e estreou no cinema em 1957, com Le Jeu de la Nuit. Dois anos depois atuou em Os Primos, de Claude Chabrol, e assim teve início uma longa parceria pessoal e profissional com o cineasta. Casados entre 1964 e 1980, eles trabalharam juntos em cerca de 25 longas, incluindo clássicos como o já citado As CorçasO AçougueiroViolette Nozière - pelo qual ganhou o César de atriz coadjuvante em 1979.

    Outras obras memoráveis de sua filmografia são O Discreto Charme da Burguesia - que lhe rendeu o BAFTA de melhor atriz em 1974 -, Agonia e GlóriaO Signo do Leão e A Lei de Quem Tem o Poder, e seu último trabalho foi A Garota de Mônaco, de 2008. Audran, que foi casada com o ator Jean-Louis Trintignant na década de 1950, também faz uma pequena participação em The Other Side of the Wind, lendário projeto inacabado de Orson Welles que a Netflix vai finalizar e lançar em breve.

    A causa da morte não foi divulgada, mas seu filho Thomas Chabrol disse à AFP que a atriz estava mal há algum tempo e havia acabado de sair de uma internação de dez dias.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top