Meu AdoroCinema
    Morre Lewis Gilbert, diretor de três filmes da franquia James Bond
    Por João Vitor Figueira — 27 de fev. de 2018 às 18:58

    O cineasta britânico tinha 97 anos de idade.

    O cineasta Lewis Gilbert faleceu aos 97 anos de idade. O filho do diretor, John Gilbert, confirmou em entrevista para a BBC que seu pai "morreu tranquilamente enquanto dormia". O realizador partiu em Mônaco, onde vivia desde 1975, após "sofrer de demência por quase uma década".

    Gilbert foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e Palma de Ouro em Cannes por seu trabalho na comédia dramática Como Conquistar as Mulheres (1966), que traz Michael Caine no papel do mulherengo Alfie.

    O cineasta realizou três filmes da franquia dedicada ao agente secreto James Bond: Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967), 007 - O Espião Que Me Amava (1977) e 007 Contra o Foguete da Morte (1979).

    "Lewis foi um verdadeiro cavalheiro. Fez uma enorme contribuição à indústria do cinema britânico e aos filmes de James Bond", afirmaram os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, que trabalharam em diversos filmes sobre o personagem, em comunicado conjunto. "Seus filmes não são adorados apenas por nós, mas são considerados clássicos dentro da série. Vamos sentir muito a sua falta."

    Nascido em Londres no ano de 1920, Lewis era filho de artistas e se apresentou em números musicais aos 5 anos de idade. Após a morte de seu pai, Lewis investiu na carreira de ator durante a infância e adolescência e foi o provedor de sua família. Apesar das chances de estudar atuação, Lewis preferiu buscar a carreira de diretor e foi assistente de Alfred Hitchcock em A Estalagem Maldita (1939).

    Durante a Segunda Guerra Mundial, Lewis usou seus conhecimentos para servir à Royal Air Force Film Production Unit e First Motion Picture Unit, produzindo filmes de propaganda nas divisões militares dedicadas à produção audiovisual no Reino Unido e Estados Unidos.

    Após a guerra, Lewis investiu na carreira de diretor, roteirista e produtor, tendo realizado filmes como A Sombra do Pecado (1955), O Céu ao Seu Alcance (1956), Amanhã Sorrirei Outra Vez (1958), Afundem o Bismarck (1960), Revolta em Alto Mar (1962), O Despertar de Rita (1983) e Shirley Valentine (1989).

    Em 1997, Lewis foi condecorado Comendador da Ordem do Império Britânico. Seu último filme como realizador foi Before You Go (2002), estrelado por Julie Walters.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Deise Ferreira
      Os comentários dele são fodásticos. :)
    • joana mcfly das neves
      verdade, também senti <3
    • Deise Ferreira
      Ah, senti sua falta, demais! ♥
    • †akezo
      Oi,não sintam ..
    • Deise Ferreira
      Oi, você sumiu, a galera sentiu sua falta. ;)
    • †akezo
      Depois que morre todo mundo é fã.
    • Vidamell Vida R.
      Descanse em paz.
    • Pedro Rosenfeld
      Ele fez um filme com Sean Conory, e dois com o Roger Moore.
    Mostrar comentários
    Back to Top