Minha conta
    Mostra de Tiradentes 2018 vai homenagear Babu Santana

    Primeiro evento do ano dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo terá Café com Canela na abertura.

    Leo Lara / Universo Produção

    Fim de ano significa que um novo se aproxima, trazendo com ele os primeiros eventos cinematográficos do calendário: em Hollywood os principais prêmios, não tão mainstream o Festival de Sundance, na Europa o Festival de Berlim e no Brasil a Mostra de Cinema de Tiradentes. Em sua 21ª edição, o evento vai homenagear o ator Babu Santana e terá como tema "Chamado Realista", destacando obras que têm usado elementos verídicos de diferentes maneiras, onda forte no cinema nacional contemporâneo - vide Baronesa, Corpo DelitoMúsica para Quando as Luzes se Apagam e Era Uma Vez Brasília, só para citar alguns.

    “O que estamos intitulando de ‘Chamado Realista’ é a presença de uma matriz ou de uma questão num filme em que, independente do estilo, utiliza informações e materiais da contemporaneidade, ou eventualmente da história brasileira, para sua realização”, explicou em comunicado Cleber Eduardo, curador ao lado de Lila Foster.

    A Mostra ocorrerá entre 19 e 27 de janeiro e a abertura exibirá Café com Canela, de Ary Rosa e Glenda Nicácio, que tem Babu como um dos principais do elenco. Uma Onda no Ar, de Helvécio Ratton, e o inédito Bandeira de Retalhos, de Sérgio Ricardo, também serão projetados como parte da celebração ao ator carioca, cuja estreia se deu em Cidade de Deus. “Quase toda sua filmografia lida com narrativas situadas em ambientes em atrito e de risco, com marcas de desigualdade social brasileira. Parte significativa de seus personagens é dura e de empenho realista”, declarou a curadora justificando a escolha do homenageado.

    A Mostra de Tiradentes, que tem programação completamente gratuita, terá mais uma vez a cobertura do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top