Minha conta
    Cineasta James Toback é acusado de assédio sexual por 38 mulheres

    As denúncias foram realizadas através de uma reportagem do jornal Los Angeles Times.

    Rob Kim

    Harvey Weinstein pode não ser o único nome de Hollywood a ser derrubado por um escândalo de abusos sexuais neste mês de outubro. Exposto por uma longa e perturbadora reportagem do jornal Los Angeles Times, o cineasta e roteirista James Toback foi denunciado por cometer crimes semelhantes aos do produtor e ex-magnata da indústria por 38 mulheres.

    Segundo o periódico californiano, Toback possuía um modus operandi específico: o diretor se aproximava de jovens nas ruas de Manhattan, Nova Iorque; se apresentava como um figurão de Hollywood; convidava as abordadas - que possuíam aproximadamente 20 anos - para estrelar seu próximo filme; comprovava suas credenciais citando seus trabalhos com o astro Robert Downey Jr. (O Rei da Paquera, Uma Paixão Para Duas) e sua indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original por Bugsy; e, enfim, após convencer suas vítimas, as atraía para um quarto de hotel ou camarim de set de gravações e abusava delas.

    "É uma história que se repete com muitas mulheres que conheço... depois que alguém mencionava que foi sexualmente assediada por um roteirista e diretor bizarro, a resposta era: 'Oh não, você foi Toback-ed [neologismo que associa o sobrenome do realizador ao predatório comportamento]", declarou Karen Sklaire, uma professora de teatro, atriz e dramaturga que foi uma das vítimas do realizador, conhecido por filmar cenas de sexo controversas em suas produções.

    "Todas querem trabalhar, então ninguém fala nada. Foi por isso que aceitei essa situação. Porque esperava conseguir outro trabalho", contou a atriz Echo Danon. As mulheres atacadas pelo cineasta só decidiram recontar suas trágicas experiências por causa da onda de depoimentos e testemunhos similares provocada pelo escândalo Harvey Weinstein - o produtor foi acusado de assédio e estupro por ex-funcionárias e inúmeras atrizes como Angelina JolieLupita Nyong'o e Rose McGowan.

    Procurado pelos jornalistas do Los Angeles Times, Toback afirmou que seria "biologicamente impossível" - por causa de diabetes e um problema no coração - que ele tivesse cometido qualquer um dos crimes pelos quais foi acusado. Ele se negou a fazer maiores comentários.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top