Minha conta
    Ícone do rock 'n' roll americano, Tom Petty morre aos 66 anos

    Músico emprestou suas canções para filmes como O Silêncio dos Inocentes, Jerry Maguire: A Grande Virada e Carros 3.

    Getty Images

    Ícone da música americana, o cantor e compositor Tom Petty foi declarado morto na última segunda-feira (02) após ser vítima de um ataque cardíaco. Segundo o site e TMZ, o músico deu entrada na UTI de um hospital de Santa Monica, na Califórnia, após ser encontrado inconsciente em sua residência no último domingo (01). Na manhã de segunda, após os médicos constatarem que o artista estava sem atividade cerebral, a família optou por desligar os aparelhos que o mantinham vivo. Após muita desinformação na imprensa, a morte do músico foi confirmada por seu empresário por meio de uma declaração oficial em seu site.

    Petty alcançou a fama após deixar a banda Mudcrutch e recrutar músicos para formar a The Heartbreakers, conjunto que o acompanhou por décadas e o tornou um dos ícones do chamado heartland rock, um rock 'n' roll com letras sobre nostalgia, temas românticos e alienação com forte apelo entre a classe trabalhadora urbana e rural dos Estados Unidos. Sua trajetória e identificação com o público americano é comparável a de Bruce Springsteen.

    Os sucessos de Tom Petty and the Heartbreakers surgiram já no álbum de estreia do grupo, que leva o nome do conjunto e foi lançado em 1976, com os singles "Breakdown" e "American Girl", que logo se tornou um clássico do repertório do músico. Outros grandes êxitos de sua carreira foram "Free Fallin" (famosa na regravação de John Mayer), "Learning To Fly", "Mary Jane's Last Dance", "Stop Draggin' My Heart Around", "Listen to Her Heart".

    Petty lançou 13 álbuns de estúdio com os Heartbreakers, três álbums em carreira solo, dois com o supergrupo Traveling Wilburys (que contava com ícones como George HarrisonBob Dylan e Roy Orbison na formação) e dois com a banda Mudcrutch. No total, o artista vendeu mais de 80 milhões de discos em sua carreira.

    Tom Petty and the Heartbreakers assinaram a trilha sonora da comédia romântica Nosso Tipo de Mulher (1996), estrelada por Jennifer Aniston e Cameron Diaz. O disco chegou a ao 15º lugar nas paradas da Billboard. Petty também compôs a faixa "Christmas All Over Again" para Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York (1992) e teve suas canções usadas na trilha de obras como O Silêncio dos Inocentes (1991), Máquina Mortífera 2 (1989), Jerry Maguire: A Grande Virada (1996), Simplesmente Complicado (2009) e Carros 3 (2017).

    O cantor teve uma breve carreira como ator. Após estrear nos cinemas na comédia dramática musical FM (1978), o Petty fez uma participação especial na comédia com toques de fantasia Paixão Eterna (1987), de Alan Rudolph. Entre 1987 e 1990, o músico interpretou a si mesmo na sitcom It's Garry Shandling's Show e fez outra particpação especial na sticom The Larry Sanders Show, onde contracenou com Greg Kinnear.

    O principal trabalho de Petty nos cinemas foi no neo-faroeste distópico ambientado em um EUA pós-apocalíptico e decadente O Mensageiro (1997), dirigido e estrelado por Kevin Costner. No longa-metragem, o roqueiro interpreta o prefeito de Bridge City.

    Em 2002, Petty fez uma participação especial em "How I Spent My Strummer Vacation", episódio de Os Simpsons no qual Homer se sente frustrado por sua vida como pai de família e busca escapismo em um acampamento de verão repleto de ícones da música, onde ele e seus colegas de Springfield descobrem como é a vida de um rockstar. O episódio traz ainda participações especiais de Mick Jagger, Keith Richards, Elvis Costello, Lenny Kravitz. No capítulo, Petty dá um workshop de composição e sugere que as letras de música devem ser profundas, para o desespero de Homer, Apu e companhia. Assista abaixo.

    Petty foi tema do documentário/filme-concerto Tom Petty and the Heartbreakers: Runnin' Down a Dream (2007), dirigido pelo lendário cineasta Peter Bogdanovich. Ele também é uma das personalidades principais do documentário Sound City, estreia de Dave Grohl, líder do Foo Fighters, como diretor.

    O músico tinha 66 anos de idade e deixa sua segunda esposa, Dana York Epperson, e dois filhos, a diretora de videoclipes Adria Petty e a artista AnnaKim Violette.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top