Minha conta
    Jennifer Lawrence comenta críticas a Passageiros: "Fiquei decepcionada comigo por não ter percebido isso"

    A atriz falou sobre a reação dos críticos à ficção científica.

    Em janeiro de 2017, a ficção científica Passageiros chegou aos cinemas e obteve boa resposta do público, com 1,3 milhão de espectadores no Brasil e US$303 milhões arrecadados no mundo inteiro.

    No entanto, os críticos não ficaram tão entusiasmados, incluindo no próprio AdoroCinema. O romance entre um viajante espacial (Chris Pratt) e uma mulher desconhecida (Jennifer Lawrence) em pleno espaço suscitou uma série de questões éticas.

    Atenção, spoilers abaixo!

    No filme, é Jim (Pratt) quem acorda Aurora (Lawrence) noventa anos antes de chegarem ao destino. Ele toma esta decisão porque se sente muito solitário, mas acaba condenando a viajante a viver o resto de sua vida com ele dentro da aeronave, enquanto ela poderia permanecer dormindo, acordando apenas no novo lar.

    Os roteiristas venderam a premissa como uma bela história de amor, mas a ideia de um homem que sacrifica a vida de uma mulher para lhe fazer companhia pareceu, no mínimo, machista. Os críticos também evocaram as noções de perseguição masculina, Síndrome de Estocolmo e manipulação emocional para explicar os problemas morais da história.

    Jennifer Lawrence respondeu aos comentários negativos na revista Vogue:

    "Fiquei decepcionada comigo mesmo por não ter percebido isso. Achei o roteiro lindo - era uma história de amor profunda, complicada. Certamente não foi um fracasso. Não tenho vergonha dele, de modo algum. Mas tinham coisas que eu gostaria de ter pensado mais a fundo antes de embarcar no projeto".

    O produtor de Passageiros, Neal Moritz, respeita as críticas, embora discorde delas: "Isso foi uma lição valiosa para mim. Eu amei o filme. Foi uma das minhas experiências preferidas fazendo um filme. Isso foi estranho: nós tínhamos feito vários testes com o público, o que nos encorajava. Tudo parecia ótimo. Dez dias antes da estreia, chegou a primeira crítica. O autor disse que nós estávamos justificando o estupro no relacionamento, e eu pensei 'Como?'. Isso se tornou um mantra que o filme carregou, o que achei muito injusto". 

    Você viu Passageiros? Concorda com as ressalvas? Acha que os textos dos críticos têm o poder de influenciar tanto assim a opinião do público?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top