Minha conta
    Festival de Locarno 2017: Todd Haynes vai dirigir documentário sobre a banda The Velvet Underground

    Primeira vez do cineasta fora do mundo da ficção.

    Frequentador assíduo do Festival de Cannes, tendo concorrido três vezes pela Palma de Ouro (com Velvet Goldmine, Carol e Sem Fôlego), Todd Haynes é o grande homenageado do Festival de Locarno 2017. Prestes a receber o Leopardo de Ouro pelo conjunto da obra, o cineasta anunciou seu próximo projeto: um documentário – o primeiro de sua carreira –, sobre a célebre banda vanguardista The Velvet Underground.

    Em entrevista à Variety, o realizador declarou que tentará equilibrar uma abordagem mais experimental em relação à forma do filme, por causa da falta de materiais de arquivo, ao formato tradicional das entrevistas, que serão realizadas com os membros sobreviventes do grupo e artistas contemporâneos da década de 1960. Além disso, a figura e a obra do artista plástico Andy Warhol – que desenhou a famosa banana que estampa a capa do álbum mais influente da banda, o disco de estreia "The Velvet Underground & Nico" –, também serão examinadas, uma vez que o designer foi essencial para o estabelecimento da banda liderada por Lou Reed e John Cale.

    "Eles são uma das bandas mais influentes de todos os tempos. Como Brian Eno disse, todo mundo que comprou 'The Velvet Underground & Nico', começou uma banda. A influência do The Velvet Underground não tem nada a ver com as vendas ou visibilidade ou com as formas que utilizamos para medirmos o sucesso", completou Haynes, que ainda afirmou que seu primeiro trabalho documental será uma experiência visual intensa.

    Haynes também confirmou a produção de uma série para a Amazon, estúdio parceiro do diretor, sobre um indíviduo (ou grupo de indivíduos) de pensamento radical e inovador que exerceu uma grande influência histórica e cultural. Maiores detalhes sobre o misterioso projeto televisivo e outras informações sobre o documentário, como nome e data de estreia, não foram divulgados.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top