Minha conta
    Homem-Aranha: De Volta ao Lar quebra a cronologia do Universo Cinematográfico Marvel

    Viagem no tempo ou erro?

    Os acontecimentos de Homem-Aranha: De Volta ao Lar são situados temporalmente logo nos minutos iniciais do longa. Em uma curta sequência, o filme de Jon Watts apresenta o personagem de Michael Keaton, Adrian Toomes, reciclando os destroços do combate entre os Vingadores e os alienígenas em Os Vingadores. Em seguida, De Volta ao Lar dá um salto no tempo de oito anos, trazendo a narrativa para os dias atuais - teoricamente. Aqui, começa o problema: segundo as contas e a cronologia estabelecida no Universo Cinematográfico Marvel, o novo filme do Homem-Aranha (Tom Holland) se passa em 2020.

    Levando em consideração que os eventos de Os Vingadores se dão em 2012, De Volta ao Lar necessariamente se coloca três anos a frente de sua data de lançamento. Evidentemente, não há problema algum que o longa se passe em um futuro próximo, narrativamente falando; entretanto, o roteiro do filme acompanha os passos de Peter Parker após a batalha do aeroporto de Capitão América: Guerra Civil - que aconteceu em 2016. Desse modo, De Volta ao Lar estaria quatro anos a frente da cronologia oficial do MCU, quebrando a linha do tempo. Seria essa uma falha de planejamento ou uma decisão proposital?

    É preciso esperar para ver qual será a resolução para a questão. Se isto não foi um erro e sim uma decisão narrativa, é possível especular que Kevin Feige venha a público - como fez com a questão da personagem de Zendaya e a do sentido aranha - para esclarecer o salto temporal. De qualquer forma, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, fime que recebeu 4 estrelas na avaliação do AdoroCinema, está em cartaz nos cinemas brasileiros.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top