Minha conta
    Os Pobres Diabos: Diretor comprou um circo e vai licenciar filme para ser vendido por trupes de pequeno porte (Entrevista Exclusiva)

    Conversamos com Rosemberg Cariry e a atriz Silvia Buarque, que define seu papel como raro em mais de 30 anos de carreira.

    Nessa semana, recebemos na redação do AdoroCinema o diretor Rosemberg Cariry e a atriz Silvia Buarque, que acabam de lançar Os Pobres Diabos nos cinemas. O filme narra as desventuras do Gran Circo Teatro Americano pelo sertão nordestino, onde montam um espetáculo (um auto sobre a crise no inferno, baseado na literatura de cordel) dentro do espetáculo.

    Eles explicam quem são os Pobres Diabos. “Somos todos”, brinca Silvia. À beira da falência, tentando sobreviver de uma arte não tão valorizada quanto em outros tempos, eles são “uns coitados”, resume a atriz.

    No longa, Silvia interpreta Creuza, uma “impostora”. “Não estava no meu leque de personagens fazer uma mulher que é uma nordestina, vulgar, com um shortinho jeans, sedutora”, confessa a atriz, que elogia a “ousadia” do cineasta na escolha. Ela admite que não chegou acertando, mas que o resultado é um “encontro” raro em seus mais de 30 anos de carreira.

    Divulgação

    “O circo é um lugar de encontro de mundos”, opina Rosemberg, que escolheu um elenco de sotaques variados. Afinal, “o circo está sempre saindo de um lugar, para chegar em outro lugar”, ele resume. O diretor situa e amplia sua ideia: “Essa cultura, que nós chamamos de cultura do sertão, herda as principais vertentes culturais do ocidente”.

    Dentro dessa proposta, a produção do filme resolveu... comprar um circo – e contratar os trabalhadores, que atuam no longa. Ainda: o cineasta adianta que, passado o lançamento, pretende licenciar a obra, para que os circos de pequeno porte possam não só exibir o título, como comercializar a mídia (DVD). “Será uma forma de eu retribuir, para o filme circular e encontrar o coração do povo, que é para quem ele foi feito".

    A estreia comercial quatro anos depois de o filme ficar pronto (foi exibido no Festival de Brasília em 2013) diz muito sobre as dificuldades de lançamento de um longa no Brasil. Fato que torna irresistível devolver aos realizadores o questionamento que, ironicamente, a própria produção atira ao espectador: Pra que? Pra quem? Pra que público? “O filme pode ter a função do seu tempo imediato, de encontrar com o seu público. Mas um filme não é só isso. O filme também é um documento e testemunho de uma época”, crava Rosemberg Cariry.

    Confira os melhores momentos da entrevista no vídeo acima. Os Pobres Diabos já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top