Minha conta
    Gabriele Muccino comenta as descobertas e o verão lúdico de seu novo filme, Sobre Viagens e Amores (Entrevista exclusiva)

    Diretor italiano também falou sobre o retorno à terra natal, desejo de trabalhar novamente com Will Smith, a inspiração de E Sua Mãe Também e onda conservadora que tem Donald Trump como símbolo global.

    Gabriele Muccino está de volta à terra natal. Dez anos após se lançar em Hollywood e viver uma parceria bem-sucedida com Will Smith, nos dramas À Procura da Felicidade e Sete Vidas, o cineasta italiano retornou ao país de origem para realizar um projeto pessoal — algo muito comum entre realizadores estrangeiros, que, após um tempo, sentem falta da autonomia de se filmar em casa.

    "Voltei à Itália porque queria voltar a contar histórias pessoais, com liberdade, sem as inseguranças do sistema americano, que é financeiramente muito mais robusto", admite Muccino, em entrevista exclusiva ao AdoroCinema. Segundo o diretor, até as produções norte-americanas mais modestas "são muito caras", o que limita os seus anseios nesse ponto da carreira. "O sistema europeu permite uma dinâmica artística e criativa que eu gosto de ter. Por isso eu quis voltar a trabalhar como nos meus primeiros filmes", conta o cineasta sobre o seu novo longa-metragem.

    Sobre Viagens e Amores denota, porém, o fascínio de Gabriele Muccino pela Terra do Tio Sam. Na trama, Marco (Brando Pacitto) vive um jovem italiano sem perspectiva que decide investir o seguro que ganhou após um acidente de moto numa viagem inesquecível à América. Apesar das diferenças fundamentais de objetivo e maturidade, o cineasta narra elementos que viveu pessoalmente e tem ecos com sua chegada na indústria cinematográfica norte-americana.

    "Eu me lembro bem da experiência de ter adiante um futuro a definir, a construir, de cair no mundo carregando somente a si mesmo. De ser só você e sua coragem, se você se sente encorajado, ou medo, se medo é o que você sente", conta Muccino, associando sua experiência ao verão "profundamente transformador" na vida de Marco. "Existe um momento da vida em que tudo acontece. O filme capta um desses momentos."

    Marco embarca para os Estados Unidos com Maria — uma adolescente esnobe vivida por Matilda Lutz, de O Chamado 3 — rumo à casa de Matt (Taylor Frey) e Paul (Joseph Haro), um casal gay em San Francisco. Segundo Muccino, a ideia do longa-metragem nasceu de um momento de tédio, no qual teve o clique de realizar um filme "mais leve". E assim, como um bom contador de histórias, ele também pôde reviver esse momento de descobertas da juventude: "O meu trabalho é entrar na vida dos outros. Dessa vez, pude ingressar nas desses jovens, tão frágeis, com muita vontade de viver e pouca experiência de vida. E isso é muito interessante e bonito de narrar."

    Apesar da leveza, Gabriele Muccino observa que, tal como em O Último Beijo e basicamente toda a sua carreira, acompanha protagonistas envoltos em questões existenciais sobre o futuro. A diferença fundamental é a idade de Marco e Maria, na qual a falta de maiores compromissos ("casa para pagar, família, filhos") permitiu largar tudo e se descobrir vivendo viagens e amores. Nesse sentido, o cineasta cita E Sua Mãe Também, dirigido por Alfonso Cuarón e estrelado por Maribel VerdúGael García Bernal e Diego Luna, como certa inspiração; por sua "beleza" e "originalidade".

    Pontualmente, Sobre Viagens e Amores trata da questão da homofobia. Gabriele Muccino lembra que há alguns anos conheceu dois rapazes como Matt e Paul, "que acreditavam que o mundo seria um lugar mais progressista e aberto no futuro", e lamenta a onda conservadora que assola o mundo e a Itália, impedindo que essa perspectiva otimista se confirme. "Sempre que alguém tem coragem de levantar a bandeira do bullying, do ódio — como se fala muito de Donald Trump —, outras pessoas se sentem legitimadas para revelar seu racismo, sua xenofobia, em ser mais fechadas, intelectualmente míopes. Esse é um problema global", ele justificou, sobre a necessidade de abordar e refletir sobre o preconceito.

    Gabriele Muccino termina dizendo que "adoraria" voltar a trabalhar com Will Smith. "Tomara!", ele vibra, ressaltando que teve "uma relação muito bonita" com o astro. Que a colaboração se repita e, juntos, eles possam reviver o triunfo de À Procura da Felicidade — melhor trabalho do diretor italiano em solo americano.

    Sobre Viagens e Amores estreia nessa quinta-feira (4). Veja o trailer:

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top