Minha conta
    2016 tem o maior número de filmes estrelados por mulheres na história de Hollywood

    29% dos maiores sucessos do ano tiveram protagonistas femininas.

    Boa notícia para o problema da desigualdade de gêneros em Hollywood: o ano de 2016 quebrou o recorde de produções mais lucrativas estreladas por mulheres.

    O instituto The Center for the Study of Women in Television and Film contou 29 produções lideradas por protagonistas femininas entre os 100 maiores sucessos do ano, o que supera o recorde do ano anterior, de 22%. Rogue One - Uma História Star Wars, A ChegadaCaça-FantasmasPerfeita é a Mãe foram os principais exemplos da lista.

    Entre os filmes com vários protagonistas, 37% têm mulheres entre as personagens principais. Os números ainda são fracos, é claro, mas ajudam a desconstruir o preconceito repetido por muitos produtores em Hollywood, de que projetos estrelados por mulheres não teriam sucesso - especialmente filmes de ação.

    Os estúdios ainda têm um longo caminho a percorrer: a organização Equal Employment Opportunity registra apenas 7% de produções dirigidas por mulheres, o que legalmente poderia resultar em processo contra Hollywood por discriminação. Outras funções como editora e diretora de fotografia atingem porcentagens ainda menores.

    Mesmo entre as atrizes de grandes produções, vale lembrar que elas são majoritariamente brancas - caso de todos os filmes citados acima, com exceção de Leslie Jones como Caça-Fantasma. Entre os filmes estrelados por mulheres, as protagonistas negras representam apenas 14%, contra 6% de asiáticas e 3% de hispânicas.

    Ou seja, o recorde de 2016 indica um pequeno progresso, mas o objetivo da igualdade continua longe de ser alcançado.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Caça-Fantasmas: Reboot feminino é aprovado por mulheres e reprovado por homens
    • Todos os episódios da segunda temporada de Jessica Jones serão dirigidos por mulheres
    • Exclusivo: "Cada vez mais você quer ver séries com mulheres nos papeis principais", diz Piper Perabo sobre Notorious
    • O quanto Ryan Murphy avançou em sua briga por dar mais espaço às mulheres na direção de séries?
    • A hora, a voz e a vez delas: Protagonismo feminino e assédio são pautas na Mostra de Tiradentes 2017
    Comentários
    Back to Top