Minha conta
    George Michael preparava documentário sobre disco histórico e videoclipe icônico dirigido por David Fincher

    Cantor e compositor britânico morreu aos 53 anos de idade no dia de Natal.

    Sean Gallup / Getty Images

    George Michael passou os últimos meses de sua vida preparando um documentário sobre o álbum "Listen Without Prejudice Vol. 1", importante marco na carreira do artista que morreu aos 53 anos de idade, no último domingo, dia 25 de dezembro.

    Ainda no mês de novembro, o perfil oficial do cantor no Instagram anunciou a produção do documentário, intitulado Freedom, em alusão a canção "Freedom! '90", maior sucesso do disco. 

    "George Michael está ocupado com os toques finais de seu documentário especial chamado Freedom. Ele descobriu algumas incríveis imagens de arquivos inéditas e está gravando novas entrevistas para o projeto, com exibição prevista para março de 2017", diz o texto, que não esclarece se o filme vai ganhar os cinemas ou a TV. "O filme promete ser um verdadeiro deleite para os fãs! Para coincidir com o lançamento do filme, George e a Sony Music decidiram adiar a reedição do álbum 'Listen Without Prejudice' para a mesma época."

    Segundo o jornal britânico The Sun, o documentário reservará um tempo especial para falar do videoclipe de "Freedom! '90", um dos mais icônicos de todos os tempos, grande marco da era de ouro da MTV.  A publicação ainda informou que o filme terá entrevistas com personalidades como Stevie Wonder, Elton John, Mary J Blige, Tony Bennett, James Corden e Ricky Gervais.

    Na época que o videoclipe foi lançado, George Michael estava numa queda de braço com a gravadora Sony Music. O músico acusava a empresa de não promover o álbum de forma adequada e chegou a entrar numa batalha judicial com a companhia.

    Cansado da imagem de sex symbol, Michael se recusou a aparecer na capa do disco e também não quis marcar presença em boa parte dos videoclipes dos singles do álbum. Para o vídeo de "Freedom! '90", Michael convocou o diretor David Fincher, responsável pelo clássico vídeo de "Express Yourself", da Madonna, e a renomada estilista Camilla Nickerson. Anos depois Fincher viria a ser mais conhecido por seus trabalhos como diretor de cinema em filmes como Seven - Os Sete Crimes CapitaisClube da LutaO Curioso Caso de Benjamin ButtonA Rede Social e Garota Exemplar.

    Peter Lindbergh / Vogue

    Ao invés de cantar no vídeo, Michael convocou algumas das maiores modelos de seu tempo para estrelar o vídeo, incluindo Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista, Christy Turlington e Tatjana Patitz, que dublam a letra da canção. A inspiração para o clipe veio da clássica capa da revista Vogue. O fato de muitas das top models já serem amigas de Michael colaborou para a ideia sair do papel.

    Para representar a "libertação" de Michael pregada pela mensagem da música, Fincher decidiu destruir alguns símbolos do clássico videoclipe de "Faith", primeiro grande sucesso da carreira solo do cantor, incinerando a jaqueta de couro, a jukebox Wurlitzer e guitarra no refrão da música. Tanto o vídeo quanto a canção foram epítomes da música pop e da moda nos anos 90. A faixa também serviu como um hino para a comunidade LGBT, nove anos antes de Michael se assumir gay.

    "O caso de Freedom! '90 é diferente porque George Michael não colocou simplesmente garotas bonitas e famosas, colocou todo o mundo da moda nessa gravação. Pela primeira vez, nos tirava desse universo no qual os homens exibem seus troféus sexuais para nos abrir a porta de um mundo que nos mostrava sua visão do estilo e da estética feminina da época e que o fascinava", analisou a jornalista Katie Baron, professora do London College of Fashion em entrevista ao jornal El País. 

    O disco "Listen Without Prejudice Vol. 1" vendeu 8 milhões de cópias. Ao todo, George Michael vendeu mais de 100 milhões de discos em seus 35 anos de carreira, somando suas vendas como artista solo e como integrante da dupla Wham!. "Freedom! '90" ficou no 17º lugar no ranking do AdoroCinema dos melhores videoclipes dirigidos por cineastas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top