Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Rio terá programação paralela à Olimpíada com documentários inéditos dirigidos por Kátia Lund, de Cidade de Deus
    Por Renato Hermsdorff — 22 de jul. de 2016 às 17:23

    Festival Reimagine Rio de Cinema acontece de 11 a 17 de agosto

    Codiretora de Cidade de Deus (2002) – ao lado de Fernando Meirelles –, Kátia Lund volta ao universo das comunidades no cinema. A realizadora, desta vez em parceria com a atriz Lili Fialho (A Ilha do Terrível Rapaterra), dirigiu cinco documentários de 50 minutos, cada, que serão exibidos entre 11 e 30 de agosto no Rio de Janeiro, numa programação paralela à realização dos Jogos Olímpicos na cidade. São filmes que trazem histórias de superação relacionadas à arte e ao esporte.

    Nosso Cinema Nosso, por exemplo, acompanha a rotina de seis jovens realizadores do programa “Cinema Nosso”, que tem sede na Lapa. Não Deixe a Peteca Cair apresenta o esportista Ygor Coelho, que vai representar o Brasil nas Olimpíadas pela equipe de badminton (!)

    No Risco do Circo no Risco da Vida mostra a rotina do circo Crescer e Viver, da Praça Onze. Enquanto o jongo, dança de roda de origem africana, tem destaque em Assó, Adorei o Jongo! Completa a lista Loucos Dizem que Somos, sobre o trabalho do ator Guti Fraga, uma espécie de show de calouros improvisado, no Vidigal.

    Esta série de filmes rejeita as imagens negativas que estão nas notícias e os estereótipos sobre essas comunidades. Esses cinco filmes reimaginam o Rio a partir de suas bases, a partir das raízes e da alma: um magnífico, criativo e generoso Rio”, acredita o coprodutor dos filmes, o norte-americano Kirk Bowman.

    A programação (completa no site www.reimaginerio.com.br) acontece em cerca de 50 pontos da cidade, no Estação Net Rio, em Botafogo, e em outros cinemas em Santa Teresa e na Zona Sul, com pré-estreias nas comunidades retratadas nos filmes, totalizando mais de 250 sessões gratuitas.

    Os trailers podem ser acessados no site da produtora.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top