Minha conta
    Steven Soderbergh prepara filme sobre o escândalo do Panama Papers

    Vazamento de informações sobre sonegação vai ganhar tratamento cinematográfico.

    Um dos maiores escândalos mundiais de corrupção está prestes a ganhar uma ficção nos cinemas. Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo) está preparando um projeto sobre os Panama Papers, vazamento de contas secretas no Panamá e nas Ilhas Virgens Britânicas, usadas por personalidades do mundo inteiro para esconder fortunas e sonegar impostos.

    O mundo do cinema foi diretamente afetado pelo caso, já que Pedro Almodóvar, Emma Watson e Jackie Chan figuram na lista vazada à imprensa. Mas a polêmica atingiu igualmente dirigentes da FIFA, o primeiro ministro da Islândia (que renunciou após o caso) e parlamentares chineses. No Brasil, políticos como Eduardo Cunha (PMDB), Newton Cardoso Jr. (PMDB) e João Dória (PSDB) foram associados aos Panama Papers.

    O filme será baseado no livro Secrecy World, ainda inédito, de autoria do jornalista Jake Bernstein. Michael Sugar, que venceu o Oscar de melhor filme por Spotlight - Segredos Revelados, será um dos produtores, ao lado de Soderbergh, que também pode dirigir o projeto. O roteiro será de Scott Z. Burns, que já escreveu várias histórias dirigidas por Soderbergh, como Contágio e Terapia de Risco.

    Ainda não há data de lançamento prevista, mas como o diretor tem o lançamento de Logan Lucky em 2017, é improvável que o projeto chegue aos cinemas antes de 2018.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top