Minha conta
    O poder do cinema e da TV: 10 produções que mudaram o curso da história

    Do cardápio do McDonald's à inspiração de lei.

    Ninguém duvida do poder transformador dos filmes e séries de TV, formas mais populares de arte e, portanto, de maior alcance.

    Em diferentes graus de “relevância”, as dez produções a seguir, que contemplam um século do audiovisual (exatamente de 1915 a 2015), causaram algum tipo de mudança, seja na vida pessoal de alguém (a história) ou mesmo em um contexto social mais amplo (História).

    Do cardápio do McDonald's à inspiração de uma lei protegendo os direitos trabalhistas dos adolescentes, passando pela propaganda nazista, tratam-se, em sua maioria, de filmes (são oito), embora os exemplos mais recentes (e impactantes) sejam de séries; o gênero documental prevalece, mas há quatro ficções na lista.

    Fonte: The Wrap

    Making a Murderer (2015)

    A série documental da Netflix acabou com o Natal de muita gente, quando foi lançada, no final de 2015 (Bryan Brown que o diga). O fato é que Making a Murderer virou um vício, quase uma obsessão. E a história na qual a produção, que levou dez anos para ser concluída, se baseia é realmente irresistível. Steven Avery viu o sol nascer quadrado por 18 anos, acusado de um estupro. Quando finalmente conseguiu provar sua inocência, foi solto, processou o Estado, virou uma celebridade. Porém, quando estava prestes a receber uma bolada como indenização, foi identificado como o principal suspeito do assassinato de uma jornalista.

    Repercussão: é praticamente impossível medir as consequências - a Netflix acredita até que possa render uma segunda temporada -, mas por causa do burburinho, Avery trocou de advogado e fez um novo pedido de apelo judicial.

    The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst (2015)

    Nesta minissérie documental da HBO, o cineasta Andrew Jarecki (Entre Segredos e Mentiras) se debruça sobre uma investigação a respeito da vida de Robert Durst, homem tido como complexo e muito frio, acusado de uma série de assassinatos.

    Repercussão: devido ao buzz gerado pela produção, Robert Durst foi preso (!). isso. E mais não é recomendado dizer para evitar maiores spoilers.

    Blackfish - Fúria Animal (2013)

    Blackfish pôs o SeaWorld no mapa novamente. Ou tirou, dependendo do ponto de vista. O documentário de 2013 mostra como as baleias orcas são tratadas no famoso parque aquático e relação desses perigosos animais com seus treinadores. A história tem como ponto de partida o ataque sofrido por uma experiente profissional do adestramento em 2010, denunciando que esse tipo de “acidente” acontece com mais frequência do que se supunha.

    Repercussão: entre o segundo semestre de 2014 e o mesmo período de 2015, o lucro da empresa caiu 84%. E, mais importante: o SeaWorld interrompeu seu programa de reprodução de orcas em cativeiro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Lucro do SeaWorld cai 84% - e documentário (ainda) pode ser o maior responsável
    • Making a Murderer: Entenda a repercussão do mais recente documentário da Netflix
    • Making a Murderer: Presidente de programação da Netflix comenta possibilidade da segunda temporada
    • 10 filmes que dizem ser baseados em fatos reais, mas não são
    Comentários
    Back to Top