Minha conta
    Pedro Almodóvar não vai promover seu novo filme após ser citado no escândalo dos "Panama Papers"

    Os irmãos Pedro e Agustín Almodóvar eram donos de sociedade registrada em paraíso fiscal.

    Às vésperas da estreia do drama Julieta na Espanha, o cineasta Pedro Almodóvar cancelou sua participação nos eventos de divulgação de seu mais recente longa-metragem, o vigésimo de sua premiada carreira.

    "Com a prioridade informativa de assuntos alheios a Julieta, a El Deseo decidiu cancelar a sessão de fotos e o junket previstos para amanhã", informou a produtora de Almodóvar em um comunicado oficial à imprensa divulgado na terça-feira (5). O cineasta não concederá nenhuma entrevista para promover o filme por conta da menção dada a ele e seu irmão, o produtor Agustín Almodóvar nos documentos do escândalo conhecido como "Panama Papers".

    No último domingo, foi noticiado o vazamento dos chamados "Panama Pappers", 11,5 milhões de documentos confidenciais pertecentes ao escritório de advocacia panamenho Mossak Fonseca. Os documentos mostram como a Mossak Fonseca auxilou seus clientes a administrar empresas offshores, empresas em paraísos fiscais que podem terem sido usadas para lavar dinheiro, evadir divisas, sonegar impostos ou esconder dinheiro ilícito.

    Nos documentos, foi revelado que Pedro e Agustín Almodóvar, foram proprietários da sociedade Glen Valley Corporation entre de junho de 1991 até novembro de 1994. A empresa foi registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, notório paraíso fiscal.

    Em nota, Agustín lamentou que seu irmão acabe prejudicado pelo escândalo. "Desde que fundamos a El Deseo, Pedro e eu dividimos as responsabilidades de forma clara. Eu controlo tudo que se refere à administração, e ele se dedica a todos os aspectos criativos. Lamento o dano que a imagem pública de meu irmão vem sofrendo, provocado única e exclusivamente pela minha falta de experiência nos primeiros anos de nossa empresa familiar", afirmou. No comunicado, os irmãos alegaram que estavam "em ordem" com seus impostos.

    Entre 1991 e 1994, Pedro Almodóvar dirigiu e roteirizou os filmes De Salto Alto e Kika.

    Os documentos da Panama Papers mostram ligações da Mossak Fonseca com diversas personalidades da política, cultura e esporte, entre elas 72 chefes e ex-chefes de Estado. Há nomes dos mais variados envolvidos, incluindo o jogador de futebol Leonel Messi, o ator Jackie Chan e o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB - RJ).

    Julieta ainda não tem data de estreia no Brasil. O elenco conta com Emma SuárezAdriana UgarteInma CuestaDaniel Grao e Dario Grandinetti.

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top