Minha conta
    As 20 transformações menino/menina mais inusitadas no cinema e na TV

    Bem antes de Eddie Redmayne.

    Em mais um primoroso trabalho físico, Eddie Redmayne dá as caras nos cinemas brasileiros a partir desta semana como A Garota Dinamarquesa. E o termo “as caras” não poderia ser melhor empregado, obrigado, do que nesse caso.

    Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener, ela é considerada a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero no mundo. Pela performance, o ator foi indicado ao Oscar pelo segundo ano consecutivo, depois de levar a estatueta para a casa em 2015.

    Divulgação

    Entretanto, bem antes de Redmayne, o cinema e a TV já haviam experimentado um sem número de transformações menino/menina.

    Seja por inadequação ao gênero de nascença, para proteger o próprio trabalho, para adquirir um privilégio (geralmente masculino) ou mesmo “só” para ficar perto dos filhos, a gente relembra as 20 mais inusitadas a seguir, na lista que procura abordar a diversidade de motivos.

    E uma observação: excluímos os travestis/transformistas (que não são necessariamente inusitados, ?) como os de Priscilla, a Rainha do Deserto, Hedwig: Rock, Amor e Traição, ou mesmo a Rayon de Jared Leto de Clube de Compras Dallas; e também os atores/ atrizes transgêneros de verdade, como a Laverne Cox de Orange Is the New Black e Jamie Clayton, de Sense8, que já se transformaram para a vida.

    Willem Dafoe (abaixo) também ficou de fora \o/

    20. Marlon Wayans e Shawn Wayans_As Branquelas

    Divulgação

    Vai dizer que a gente não começou bem, com dois pés direitos? Comédia rasgada, As Branquelas talvez seja o exemplo mais inusitado/ irreverente dessa seleção, afinal, não dava para deixar de fora o caso dos dois policiais (negros) que assumem a identidade de duas patricinhas (brancas) só para salvar o emprego. Você pode até não achar graça, mas não tem como a caracterização deles/as passar em branco ba dum tss

    Trailer.

    19. Famke Janssen_Nip/Tuck

    Divulgação

    Famke Janssen, a Jean Grey de X-Men, entrou para o elenco da série que discutia os limites da vaidade na segunda temporada como Ava Moore. Bom, como se sabe, Framke (apesar do nome aparentemente masculino) é uma atriz; e Ava é certamente um nome de mulher, o que configuraria um típico caso cisgênero (ou seja, de pessoa que se identifica com o gênero de nascença). É aí que você se engana. Pois, na ficção, a personagem nasceu homem - e faz a cirurgia de ressignificação de sexo.

    18. Joyce Hyser_Quase Igual aos Outros

    Divulgação

    Típico filme dos anos 1980 feito com pretexto para mostrar peitinhos (essa é a real), Quase Igual aos Outros é divertido, apesar da motivação machista. Terry Griffith (Joyce Hyser) é bonita, inteligente e popular. Mesmo assim, não vai conseguir o tão sonhado estágio no jornalzinho da escola. Tudo porque o professor privilegia os artigos escritos pelos alunos – do sexo masculino. Ela, então, resolve se travestir. E vai aprontar altas confusões.

    Trailer.

    17. Simone Spoladore e Igor Cotrim_Elvis & Madona

    Divulgação

    A gente disse que tinha excluído os travestis, certo? Mas aqui são dois, vai... E numa confusão de gênero irresistível. Elvis (Spoladore) sonha em ser fotógrafa, mas a necessidade de sustento faz com que aceite o emprego de entregadora de pizza. Madona (Cotrim) é uma travesti que trabalha como cabeleireira, mas deseja mesmo produzir um show de teatro de revista. A relação, que nasce como uma amizade (Elvis é gay) logo logo evolui para “algo mais”. A ideia surgiu depois que o diretor, Marcelo Laffitte, assistiu a um programa de TV sensacionalista que trazia a história de um pai que abandonou a família para se tornar travesti e, anos depois, se apaixonou pela namorada do filho (!)

    Trailer.

    16. Romain Duris_Uma Nova Amiga

    Divulgação

    Uma Nova Amiga é um desses filmes do qual, quanto menos você souber a respeito, melhor. Porém, como o próprio trailer “sugere” a surpresa, a gente vai seguir adiante. Claire (Anaïs Demoustier) e Laura eram melhores amigas, até o dia em que Laura... morre. Com a tragédia, ela acaba se aproximando do viúvo, David (Duris), que guarda um surpreendente... segredo – a presença do ator nessa lista já dá uma boa pista (ok, entrega) do mistério. Mas vale a pena saber onde essa história de François Ozon (Swimming Pool - À Beira da Piscina) vai parar.

    Trailer.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top