Os cineastas Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne, os Irmãos Dardenne, vão ganhar uma mostra retrospectiva com todos os filmes de sua carreira, incluindo produções inéditas no Brasil, no CCBB de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Entitulada Cinema Humanista – Irmãos Dardenne, o evento traz um total de 22 filmes e será realizado entre os dias de 17 de fevereiro e 7 de março, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Entre os dias 10 e 29 de fevereiro, a mostra estará em cartaz no CCBB de Brasília.
Considerados grandes nomes do drama social e conhecidos pelo estilo naturalista que filmam seus longas-metragens, os Irmãos Dadernne foram duas vezes premiados com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Entre seus trabalhos mais lembrados estão A Promessa (1996), Rosetta (1999), O Filho (2002), A Criança (2005), O Silêncio de Lorna (2008), O Garoto da Bicicleta (2011) e Dois Dias, Uma Noite (2014).
Um destaque da mostra é a presença dos documentários dirigidos pela dupla entre 1979 a 1983, que nunca foram exibidos no Brasil. Entre os filmes não-ficcionais, estão produções como Lições de uma Universidade Voadora e Quando o Barco de Léon M. Desceu o Rio Meuse pela Primeira Vez.
Haverá ainda espaço para sessões dedicadas aos filmes que foram produzidos pelos Irmãos Dardenne, como À Procura de Eric (2009), de Ken Loach, e Além das Montanhas, (2012), de Cristian Mungiu.
Para mais informações, acesse o site do Centro Cultural Banco do Brasil.