Minha conta
    Mãe de personagem foi cortada da versão final de Aladdin

    Ela tinha até uma canção!

    Todo mundo sabe que em Aladdin, o personagem principal é um sem-teto, órfão, que vive nas ruas de Agrabah e rouba para sobreviver. Ladrão lalau e, ainda assim, um diamante bruto de bom coração... Né?

    Mas você sabia que nem sempre seria assim? A animação da Disney sofreu algumas mudanças no roteiro. Entre elas, a revelação de que o comerciante que aparece no início é, de fato, o Gênio da lâmpada; e o jovem protagonista não ser órfão.

    Isso mesmo! Originalmente, a mãe de Aladdin aparecia em cena, bastante preocupada com o fato de que seu filho não levava uma vida honrosa. O jovem, então, perceberia que estava fazendo a matriarca sofrer com seus roubos e enganos - tendo perdido um tapete que ela pediu para o filho comprar e fazendo com que ela precisasse vender seu anel de noivado.

    Aladdin se arrependeria e, nesse momento, cantaria uma emocionante música chamada "Proud of your boy" ("Orgulhosa de seu filho", na tradução), composta por Alan Menken e escrita por Howard Ashman. Nela, o personagem destaca seus erros e se desculpa, prometendo melhorar de vida e deixar sua mãe orgulhosa. O filho também devolve o anel de noivado dela.

    Na versão final, a canção foi substituída pela animada "Correr para viver" ("One Jump Ahead", no original), que mostra Aladdin e Abu fugindo dos guardas após roubar um pão.

    Segundo a wikia dedicada às animações da Disney, na versão alternativa do filme, a mãe de Aladdin continuaria na trama. Ela ficaria feliz com o fato do Gênio poder ajudá-los e seria convidada a viver no castelo após o filho assumir a identidade do príncipe Ali. Mas tentaria convencer Aladdin a contar Jasmine a verdade. Porém, apesar de toda a história criada em torno da personagem, ela foi excluída do roteiro final e em Aladdin e os 40 Ladrões, o protagonista explica que sua mãe morreu quando jovem.

    Em um vídeo de bastidores, a equipe de Aladdin comenta como foi doloroso tirar tanto a mãe quanto a canção da versão final do roteiro. O letrista Howard Ashman tinha ficado doente e falecido, assim, perder o colega de trabalho, a personagem da mãe e a canção foi muito difícil, conta, emocionado, o supervisor da história Ed Gomberl. Assista ao vídeo e ouça à canção a partir do minuto 1:43:

    "Proud of your boy" foi regravada pelo cantor Clay Aiken em 2007 e incluída na adaptação teatral de Aladdin para a Broadway em 2011. Na cronologia da peça, ela vem logo depois de "Correr para viver". Veja a interpretação do ator Adam Jacobs:

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top