Minha conta
    Star Wars - O Despertar da Força: Cinemas americanos proíbem entrada de capacetes e sabres de luz

    Medida de segurança ou estraga-prazer?

    Star Wars - O Despertar da Força vem aí e muita gente já preparou a roupa, camiseta temática ou fantasia que vai usar na estreia, não é mesmo? Nada melhor do que comemorar o retorno de uma das franquias mais amadas da cultura pop em grande estilo, ao lado de fãs tão dedicados quanto você e fazendo cosplay de seu personagem favorito.

    Afinal, usar a fantasia de um personagem de uma saga que você ama ajuda alguns fãs a tornarem a experiência mais completa, já que usam criatividade, homenageiam a trama que amam e se divertem como uma criança novamente. Mesmo que você não faça cosplay, temos que respeitar essa "tradição" que acontece em eventos e estreias.

    Porém, alguns cinemas americanos estão querendo mudar essa prática. Eles não querem banir de vez o ritual dos cosplays, mas proibiram a entrada de capacetes, máscaras, sabres de luz e pistolas blaster, por questões de segurança. Ou seja, a fantasia de Chewbacca vai ter que ser sem a cabeça; Darth Vader não poderá ter uma máscara cobrindo o rosto, nem sua icônica espada vermelha; e Darth Maul não poderá ter o rosto pintado.

    Segundo um cartaz do Cinemark, "fantasias de Star Wars são bem-vindas. Entretanto, rostos cobertos, pinturas faciais, ou armas simuladas (incluindo sabres de luz/pistolas blaster) não serão permitidos no prédio."

    A rede de cinemas AMC também lançou um anúncio em seu site, indicando basicamente a mesma coisa: "AMC não permite armas ou itens que possam fazer outros visitantes se sentirem desconfortáveis ou distraídos da experiência de ir ao cinema. Clientes são convidados e virem fantasiados, mas não permitiremos máscaras. Resumindo, traga seus sabres de luz, desligue-os durante o filme e deixem suas pistolas e máscaras de Darth Vader em casa."

    Essas medidas preventivas buscam proteger vidas e fazer com que os clientes se sintam mais seguros, em um momento em que os americanos temem mais tiroteios em cinemas e outros lugares públicos. Em julho deste ano, um tiroteio durante a exibição de Descompensada em um cinema de Luisiana deixou três mortos e nove feridos.

    Certamente, banir máscaras para evitar o anonimato faz sentido no caso das pessoas trazerem armas reais para o cinema, às vezes disfarçada como um brinquedo, como o sabre de luz ou as pistolas de Star Wars. Entretanto, enquanto alguns fãs tem apoiado a ideia em redes sociais, outros tem achado um absurdo as proibições.

    E você, o que acha da medida? Conte para a gente nos comentários.

    Dirigido por J.J. Abrams, Star Wars - O Despertar da Força chega aos cinemas dia 17 de dezembro.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top