Minha conta
    Steven Spielberg diz que a fase dos filmes de super-heróis irá passar: "Seguirão o caminho dos filmes de faroeste"

    "Eu apenas estou dizendo que esses ciclos são finitos na cultura popular."

    Há dois anos, Steven Spielberg profetizou que a indústria cinematográfica iria entrar em colapso ao se dar conta da dificuldade que teve para conseguir exibir Lincoln nos cinemas por conta da competição de seu filme com os grandes blockbusters. "Haverá uma implosão — ou uma grande crise. Haverá uma implosão, onde três, quatro, ou meia-dúzia de filmes de grande orçamento irão fracassar, e isso irá mudar o paradigma", afirmou o cineasta na ocasião.

    De lá pra cá, de fato, alguns filmes de alto orçamento fracassaram feio, como Transcendence - A Revolução e O Cavaleiro Solitário, mas exemplos como o de Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros, que faturou US$ 1,64 bilhões nos cinemas mundiais provam que a blockbusters ainda são muito lucrativos.

    Ainda assim, Spielberg — que aliás é um dos produtores de Jurassic World — ainda se mostra preocupado com a indústria de Hollywood. Em entrevista para a Associated Press para promover o filme Ponte dos Espiões, o cineasta fez uma nova previsão, dessa vez para os filmes de super-herói. "Eu ainda me sinto daquela maneira", revelou o diretor quando perguntado se ainda sustentava a "profecia" de anos atrás. "Nós estávamos lá quando os filmes de faroeste morreram e chegará um tempo em que os filmes de super-heróis seguirão pelo mesmo caminho que dos filmes de faroeste. Não quer dizer que não haverá uma época em que os faroestes irão voltar e os filmes de super herói também voltarão. É claro [que isso vai acontecer], mas agora os filmes de super-herói estão vivos e prósperos. Eu apenas estou dizendo que esses ciclos têm um tempo finito na cultura popular. Chegará um dia em que essas histórias mitológicas serão suplantados por algum outro gênero que possivelmente algum jovem cineasta está pensando em descobrir para todos nós."

    Ponte dos Espiões, próximo filme de Spielberg a chegar aos cinemas, marca uma nova parceria do diretor com o ator Tom Hanks, com quem trabalhou em O Resgate do Soldado RyanPrenda-me Se For Capaz e O Terminal. A produção, baseada em fatos reais, une drama e suspense com Hanks no papel de um renomado advogado convocado pelo governo dos Estados Unidos a negociar a liberação de um piloto americano que foi detido por autoridades da União Soviética sob a acusação de ser um agente da inteligência da CIA. 

    Dentre os projetos futuros de Spielberg nos cinemas estão a aventura The Big Friendly Giant (em fase de pós-produção); o filme de guerra It’s What I Do: A Photographer’s Life of Love and War, com Jennifer Lawrence; a ficção científica Ready Player One; e a possível sequência Indiana Jones 5.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top