Minha conta
    Gérard Depardieu e seus filmes são proibidos na Ucrânia

    Enquanto isso, artistas como Jared Leto e George Clooney receberão tratamento especial por apoiarem o país no conflito contra a Rússia.

    Tudo começou com a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e desde então continuou com confrontos armados com separatistas pró-russos. Mas, agora, o conflito entre Ucrânia e Rússia está afetando o mundo do cinema: Esta semana, a Ucrânia divulgou uma "lista negra" de artistas que não podem entrar no país nem tampouco de ter seus filmes exibidos lá.

    A maioria dos nomes são de atores e cantores russos, mas também estão listados celebridades internacionais, como o francês Gérard Depardieu. A determinação faz com que sejam proibidas as exibições de programas de televisão e rádio com tais artistas.

    Depardieu, por exemplo, foi banido do país após ser considerado persona non grata pela Ucrânia no final de julho. O ator recebera a cidadania russa há dois anos. De acordo com a lista, os filmes dele não poderão ser exibidos nos cinemas e nas televisões ucranianas. Para isso, a agência ucraniana de cinema vai revogar a licença de exibição dessas produções.

    A proibição também afeta filmes realizados na época da União Soviética, inclusive aqueles estrelados por Mikhail Boyarskiy, considerado o artista do povo russo em 1990.

    Em contrapartida, outros artistas que declararam publicamente seu apoio à Ucrânia entraram para a "lista branca" e receberão tratamento especial. São eles Jared Leto - que defendeu o país em seu discurso de aceitação do Oscar e depois fez um show com sua banda em Kiev - George Clooney e Arnold Schwarzenegger - que divulgaram mensagens em vídeo para o povo ucraniano - Tim Roth, Milla Jovovich, Vera Farmiga, e os diretores Wim Wenders e Pedro Almodóvar - que têm feito campanhas em apoio ao diretor ucraniano Oleg Sentsov, preso no ano passado por autoridades russas.

    De acordo com o escritório do ministro da cultura Vyacheslav Kyrylenko, o objetivo desta lista é expressar gratidão a pessoas que estão apoiando o país em um momento difícil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top