Minha conta
    Festival de Brasília 2014: A ditadura sanguinária em O Caso dos Irmãos Naves

    O filme de 1967 do diretor Luis Sérgio Person foi exibido na tarde desta quarta-feira.

    O Festival de Brasília 2014 iniciou na tarde de 17 de setembro a Mostra Reflexos do Golpe, com diversos filmes nacionais selecionados pelo cineasta Joel Pizzini para debater o período da ditadura militar no Brasil, em lembrança dos 50 anos do golpe.

    O primeiro filme não poderia ser mais chocante. O Caso dos Irmãos Naves (1967), de Luís Sérgio Person, adapta uma história real de dois irmãos falsamente acusados de assassinato por um regime ditatorial. Embora não existam provas do crime, nenhum juiz ousa desafiar a autoridade dos militares, permitindo que os acusados sejam presos, torturados durante mais de um mês e depois condenados e presos durante anos.

    As cenas de tortura são longas e chocantes, e Person constrói uma narrativa ágil, com ótimo uso de enquadramentos e movimentos de câmera. Talvez a narrativa seja linear e didática demais, mas serve para o propósito desejado de alertar os espectadores sobre os abusos cometidos pelos regimes militares.

    As filhas do cineasta, Marina Person e Domingas Person, apresentaram o filme e expuseram a surpresa de uma obra tão explícita e chocante ter sido permitida pelos censores da época. De acordo com elas, talvez o fato de se tratar de uma "ditadura imaginária" (a história se passa no fim dos anos 1930) tenha permitido a exibição, apesar do paralelo evidente com o regime enfrentado pelo Brasil a partir de 1964.

    Com a exibição de O Caso dos Irmãos Naves, o festival de Brasília começa de maneira brutal e engajada a sua importante releitura desta ferida da história nacional.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top